Notícias

Agentes de saúde e de combate às endemias efetivados pela Prefeitura

Publicada em 30/12/2010, às 14h03 | Atualizada em 30/12/2010, às 14h03

Por Simone Kobe, com edição de Angèle Murad


Marcos Salles
Posse efetivando o cargo dos Agentes de Saúde na PMV
Amparados por emenda constitucional, 553 servidores tomaram posse

Uma cerimônia solene, ocorrida na manhã desta quinta-feira (29), no auditório da Prefeitura de Vitória, marcou a efetivação e posse de 375 agentes comunitários de saúde e 178 agentes de combate às endemias, que já atuam na Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

Os 553 servidores, que agora passam a ser regidos pelo regime estatutário, com carga horária de 40 horas semanais, realizam, sob a coordenação e supervisão dos profissionais das unidades de saúde, visitas domiciliares em todos os bairros da capital, auxiliando no trabalho de promoção à saúde e prevenção de doenças como a dengue.

O secretário de Saúde, Luiz Carlos Reblin, agradeceu ao prefeito João Coser por incentivar a efetivação e aos demais representantes das secretarias, do Conselho de Saúde, da classe e do Ministério Público, que participaram do processo. "Quero agradecer ao prefeito que, desde o início, deu-nos as diretrizes para que levássemos adiante essa proposta, sempre dentro do que era possível e definido pela lei.

Agradeço também as pessoas que, por meio de duas comissões, permitiram que esse trabalho fosse realizado. Não fizemos um ato unilateral, convidamos a todos e temos a tranquilidade de que o que construímos foi o melhor para a cidade e para vocês, trabalhadores".

Reblin ressaltou, ainda, o compromisso dos servidores com o trabalho prestado. "Eu acredito em vocês, no trabalho de vocês, que faz diferença e tenho a certeza de que vamos continuar fazendo a diferença".

Marcos Salles
Posse efetivando o cargo dos Agentes de Saúde na PMV
Prefeito destacou a responsabilidade dos novos servidores efetivos

Para o prefeito João Coser, o momento é de comemoração e de conquista. "Eu quero carinhosamente cumprimentar e dizer que tenho um orgulho muito grande da nossa equipe, que realizou um debate muito amplo de como fazer [a efetivação], já que esse foi um processo jurídico, com um tratamento diferenciado, mas dentro das bases legais".

Ainda de acordo com o prefeito, a responsabilidade dos servidores que estão sendo efetivados é ainda maior. "Vocês estão a partir de agora virando servidores efetivos da Prefeitura de Vitória. Isso gera uma estabilidade e, proporcionalmente, uma grande responsabilidade. Vocês ajudam a cuidar da base social da nossa cidade que é a saúde do nosso povo".

A decisão da gestão municipal está amparada na Emenda Constitucional 51/06, que assegura a efetivação dos profissionais que atuam nessas funções desde fevereiro de 2006 ou anteriormente a essa data.


Voltar ao topo da página