Notícias

CRJ promove palestra sobre jornalismo e crítica cultural nas mídias sociais

Publicada em 03/11/2010, às 15h53

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Deyvison Longui


Carlos Antolini
Servidor acessando as redes socias
A palestra tem como tema "Jornalismo e Crítica Cultural, a formação de valores em tempos de mídia social"

Desde o mês de outubro, o Centro de Referência da Juventude (CRJ) está promovendo um ciclo de palestras voltadas para o jornalismo cultural, por meio do projeto do Laboratório de Jornalismo Cultural (Labjor).

A próxima palestra, com apoio da Terceira Margem Consultoria tem como tema "Jornalismo e Crítica Cultural, a formação de valores em tempos de mídia social" e acontece nesta terça-feira (09), no CRJ, às 19h.

A palestra é destinada para estudantes de jornalismos, profissionais e pessoas interessadas no assunto. A entrada é gratuita.

Historicamente, costuma-se reconhecer a atividade jornalística a partir dos contornos da modernidade europeia: da crônica medieval, que relatava a vida da sociedade e dos Estados, passa-se ao relato individual, à crítica pública e à formação de opinião em tempo quase real, na virada do milênio.

Segundo Orlando Lopes, poeta, doutor em Literatura Comparada pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e consultor de implementação do Labjor-CRJ, a crítica se torna um instrumento aliado da formação de consciência, de posicionamento de um fato cultural no contexto de uso pressuposto para os leitores deste ou daquele veículo.

"É a crítica que mantém coeso o sistema de valores no contexto de um sistema social que opere em escala de massa", observa Orlando.

Como manter um registro consistente e coerente da vida cultural em relação à representatividade de fatos que se originam do popular, do erudito e do massivo e como as mídias sociais podem contribuir nessa construção de valores? São essas questões que a palestra oferecida pelo Labjor pretende abordar.

O Laboratório

Samira Gasparini
Oficina de produção musical no Centro de Referência da Juventude
Além de palestras, o laboratório é um núcleo editor de conteúdos para distribuição em redes de relacionamento e publicações abertas a pautas culturais

O Labjor-CRJ é um projeto fruto de uma parceria colaborativa firmada entre o CRJ e a Terceira Margem Consultoria.

Além de palestras, o laboratório tem o objetivo de ser um núcleo editor de conteúdos para distribuição em redes de relacionamento e publicações abertas a pautas culturais, ou seja, formar um grupo que amplie as fontes de cobertura das editorias culturais em veículos jornalísticos impressos e digitais capixabas, e que promova debates sobre a produção do jornalismo cultural no Estado.

O laboratório é formado por colaboradores, que passaram por um processo de seleção, e por voluntários, pessoas interessadas de participar pontualmente das atividades realizadas.

Desse modo, ponderam seus idealizadores, ampliará a visibilidade editorial aos participantes por meio de parcerias com jornais, revistas e blogs interessados em manter a cobertura de pautas culturais.

Serviço:

Palestra: Jornalismo e Crítica Cultural, a formação de valores em tempos de mídia social
Hora: 19h - Data: 09/11/2010
Local: Centro de Referência da Juventude, Avenida Vitória, 1320, Ilha de Santa Maria, ao lado da Localiza Seminovos.
Informações: 3132-4042 - Entrada Gratuita


Voltar ao topo da página