Notícias

VI Festival de Teatro tem início com peça ao ar livre na Praça Costa Pereira

Publicada em 13/10/2010, às 17h13 | Atualizada em 13/10/2010, às 21h09

Por Vitor Lopes, com edição de Edlamara Conti

Com a colaboração de Brunella França


Carlos Antolini
VI Festival Nacional Cidade de Vitória deTeatro - Peça Peroás e Caramurus
A Praça Costa Pereira parou para assistir ao espetáculo, que retrata uma história tradicional de Vitória
Carlos Antolini
VI Festival Nacional Cidade de Vitória deTeatro - Peça Peroás e Caramurus
A peça conta a rivalidade entre as irmandades de São Benedito do Rosário, os Peroás; e São Benedito do Convento de São Francisco, os Caramurus

Um santo e duas congregações religiosas. Peroás e Caramurus - Uma Saga da Ilha, de autoria dos dramaturgos capixabas Saulo Ribeiro e Nieve Matos, utiliza o teatro de rua e diversas vertentes estéticas para contar de forma lúdica um fato histórico ocorrido em Vitória.

A peça abriu as atividades do VI Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória na Praça Costa Pereira às 12h. O Festival começou nesta quarta (13) e se estende até o dia 24, com programação gratuita em teatros e espaços alternativos da Capital. São 32 espetáculos para assistir num total de 43 apresentações.

Peroás e Caramurus

A peça conta como surgiram as irmandades de "São Benedito do Rosário", vulgo Peroás; e "São Benedito do Convento de São Francisco", os Caramurus. Tudo por causa do roubo da imagem de São Benedito que, por causa da chuva, não pôde sair na procissão.

Para a diretora da peça, Nieve matos, abrir o VI Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória é motivo de orgulho. Ela também salienta a importância do evento para o teatro capixaba. "Nós temos a necessidade de ver espetáculos de outros lugares. É um aprendizado em termos de linguagem cênica", diz.

O funcionário público Leonardo Viza, 24 anos, gostou de ver uma peça de teatro na rua sendo a primeira do Festival. "Valorizar o teatro na rua e, principalmente, os espetáculos locais é sempre positivo", destaca. A empresária Naiara Roncarati, 30 anos, foi à Praça Costa Pereira só para assistir à peça. "É interessante oferecer esse tipo de atividade teatral tão acessível, acho importante para a divulgação das peças locais e para a formação de público também", sublinha.

O secretário de Cultura de Vitória, Alcione Pinheiro, convidou as pessoas para acompanharem a programação do Festival ao longo dos 11 dias de atividade. E lembrou que a programação também é feita de atividades formativas, como as palestras e oficinas. "O Festival de Teatro é um espaço de construção e consolidação das artes cênicas em Vitória".

 

Serviço - Quarta-feira (13)

Local: Teatro do Sesi, às 19h

Peça: Descalça? (ES)

Direção: Fernando Marques, Grupo de Teatro Beta HCG Positivo

 

Local: Teatro José Carlos de Oliveira (Centro Cultural Carmélia), às 20h

Peça: A Insólita Cozinha de Leonardo da Vinci (Venezuela)

Direção: Orlando Arocha, do Teatro Del Contrajuego

 

Local: Teatro Galpão, às 20h

Peça: A Idade da Ameixa (MG)

Direção: Guilherme Leme


Voltar ao topo da página