Notícias

Alunos de Consolação participam de publicação virtual sobre bons tratos

Publicada em 16/09/2019, às 08h00

Por Alan Rodrigues Costa (akrcostaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Imagem divulgação
Tecendo Caminhos em Rede Consolação
Projeto faz ações para a promoção da convivência e das relações comunitárias e familiares na região de Consolação (ampliar)

O projeto "Tecendo Caminhos em Rede", que envolve diferentes serviços e entidades socioassistenciais do território de Consolação, tornou-se uma publicação virtual, que contou com a participação de estudantes e profissionais da rede municipal de ensino.

Proposto pelo Instituto João XXIII, o projeto consiste num trabalho de observação e monitoramento das atividades de fortalecimento de vínculos ocorridos na região de Consolação, a partir do envolvimento de vários equipamentos e atores públicos, entre eles, a rede municipal de ensino.

Os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) Laurentina Correa Mendonça e Carlos Alberto Martilnelli e as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Professor João Bandeira e Aristóbulo Barbosa Leão fizeram parte das atividades, que envolveram toda a comunidade local e mais de 300 crianças e adolescentes.

O e-book, que leva o título “Escrevendo Caminhos em Rede”, já está disponível para download aqui.

Projeto

Depois de vários anos de trabalho diário junto a crianças e adolescentes, estudos de casos e pesquisas, profissionais da rede socioassistencial de Consolação perceberam que precisavam ter uma estratégia única de abordagem e de ação junto às famílias do território, visando ao fortalecimento dos vínculos afetivos e da convivência.

A história de articulação entre técnicos de várias formações e entre diferentes serviços e entidades socioassistenciais e os resultados alcançados estão no e-book "Escrevendo Caminhos em Rede"

A ideia do e-book, que tem 80 páginas, surgiu da preocupação dos profissionais com a forma agressiva como as pessoas de uma mesma família se tratavam, com violência verbal, física e psicológica, e como essa atitude dificultava e fragilizava a convivência familiar e comunitária.

Os técnicos perceberam a necessidade de criar estratégias para estimular palavras e atitudes de bons tratos e promover o fortalecimento da afetividade. Isso incluía formação para todos os técnicos da rede, construção de ferramentas, como jogos, encontros e dinâmicas, e aplicação prática dos novos conceitos. Tudo isso está registrado no e-book.


Voltar ao topo da página