Notícias

Profissionais de US do Bairro da Penha recebem atualização sobre arboviroses

Publicada em 23/07/2019, às 17h10

Por Eduardo Brinco, com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Roda de Conversa Enfermagem
Profissionais da Unidade de Saúde do Bairro da Penha participaram de roda de conversa sobre arboviroses
André Sobral
Roda de Conversa Enfermagem
Profissionais tiveram a oportunidade de revisar a técnica da Prova do Laço

Técnicos e auxiliares de enfermagem da Unidade de Saúde do Bairro da Penha participaram, na manhã desta terça-feira (23), de uma roda de conversa com o intuito de atualizar os profissionais no atendimento às arboviroses, de acordo com as recomendações atuais do Ministério da Saúde.

Arboviroses são as doenças causadas pelos chamados "arbovírus", que incluem o vírus da dengue, Zika, febre chikungunya e febre amarela. A classificação engloba todos aqueles transmitidos por artrópodes, ou seja, insetos e aracnídeos (como aranhas e carrapatos).

A ação teve como objetivo orientar os servidores da US a identificar os principais sintomas além dos sinais de alerta da dengue, a fim de auxiliar no diagnóstico precoce e acesso rápido ao tratamento dessas doenças.

Orientações

Os profissionais receberam orientações sobre definição dos fluxos assistenciais, organização dos serviços, protocolos de atendimento e manejo adequado dos casos suspeitos, além de revisar a técnica da ‘Prova do Laço’ (exame rápido que deve ser feito obrigatoriamente em todos os casos de suspeita de dengue, já que permite identificar a fragilidade dos vasos sanguíneos, comum da infecção pelo vírus da dengue).

"Hoje, 100% dos técnicos e auxiliares de enfermagem da US participaram dessa atualização, que vai ajudar a acelerar os atendimentos de suspeitas de dengue e outros arbovírus", disse o diretor da Unidade de Saúde do Bairro da Penha, Lauer Sardenberg.

Na próxima semana, os Agentes Comunitários de Saúde também irão participar da roda de conversa.


Voltar ao topo da página