Notícias

Alunas do Programa Educação em Tempo Integral são campeãs capixabas de judô

Publicada em 18/05/2010, às 18h01

Por Lorena Bosi, com edição de Deyvison Longui

Com a colaboração de Filipe de Paula


Elizabeth Nader
Judocas Rafaela e Ana Carolina
As judocas campeãs capixabas, Rafaela e Ana Carolina, treinam há apenas dois meses e meio no Centro de Lutas da Prefeitura de Vitória

O Centro de Lutas da Prefeitura de Vitória, inaugurado em agosto de 2009, na Vila Rubim, começou a colher os primeiros resultados em competições. Nesse último fim de semana, as jovens Rafaela Pereira Alves e Ana Carolina dos Santos, ambas de 12 anos, sagraram-se campeãs capixabas de judô.

As meninas estudam na Escola Municipal de Ensino Fundamental Adílson da Silva Castro, e são duas dos 450 alunos do Programa Educação em Tempo Integral atendidos pelo Centro. Rafaela foi campeã na categoria sub-13, mais de 52 quilos, enquanto Ana Carolina venceu na categoria sub-13, de 31 a 35 quilos.

O coordenador do Centro, Eduardo Costa, afirma que as meninas começaram o ano recebendo treinamento de judô, jiu-jitsu e ginástica olímpica. Porém, como se destacaram no judô, os professores optaram por direcionar os treinamentos.

"Rafaela e Ana Carolina treinam no Centro há apenas dois meses e meio, mas já demonstram grande potencial nas artes marciais. Por isso, retiramos a ginástica dos treinamentos e mantivemos o jiu-jitsu para subsidiar a prática do judô. O resultado veio nesse fim de semana, com a conquista do campeonato", comemora.

A jovem Rafaela completa a fala do coordenador, e diz que a conquista também veio fora do tatâmi. "Antes de entrar para o Centro eu ficava muito tempo na rua depois da escola, também era um pouco violenta. Com os treinos, melhorei a disciplina, passei a respeitar os colegas e agora sonho em me tornar uma profissional", diz.

No dia 4 de julho, as adolescentes voltam a competir, dessa vez em um torneio amistoso no Sest-Senat, em Cariacica. Em agosto, elas disputam a terceira etapa do campeonato estadual de equipes pela Associação Uchi-Mata de Judô, do Sensei e professor do Centro de Lutas, Rodrigo Mármore.


Voltar ao topo da página