Notícias

Observa Vix é referência para Secretaria de Transparência do Governo do Estado

Publicada em 16/01/2019, às 16h21

Por Naira Scardua, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Seges
Observa Vix
Gestores municipais apresentaram Observa Vix à equipe da Secretaria de Estado de Controle e Transparência

O Observatório de Indicadores da Prefeitura de Vitória (Observa Vix) foi apresentado ao secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata, e ao auditor do Estado Fabricio Massariol. A reunião aconteceu nesta terça-feira (15) e teve a presença dos servidores da PMV que atuam no Observatório.

Durante o encontro, os representantes do Governo do Estado tiveram a chance de conhecer de perto como funciona a ferramenta. As informações são comparadas com anos anteriores e ficam à disposição da população e também dos gestores municipais para que possam tomar decisões acertadas de acordo com os dados coletados.

"Essas oportunidades de troca de experiências com outros órgãos são importantes para aperfeiçoarmos as políticas públicas com novos olhares. Na reunião, abrimos caminho para cooperação da Prefeitura com o Governo do Estado no compartilhamento de dados e de indicadores para o Observatório e para o planejamento do município", afirmou o secretário de Gestão, Planejamento e Comunicação, Vander Borges.

Edmar Camata ressaltou a importância de uma ferramenta como o Observa Vix para a sociedade. "O encontro teve o objetivo de priorizar o intercâmbio do Estado com boas práticas locais em transparência, e a iniciativa da PMV com o Observa Vix está muito bem conectada às demandas da sociedade", afirmou.

Foto Divulgação
Observa Vix
Observa Vix traz indicadores da capital em várias áreas

Exemplo

Com um ano de funcionamento, o Observatório tem 454 indicadores públicos sobre a cidade de Vitória. São dados de áreas como segurança, saúde e educação. A equipe coleta as informações com órgãos oficiais e reúne os dados em gráficos comparativos.

O encontro com o Governo do Estado mostra o interesse em executar políticas públicas focadas na transparência das informações governamentais.

"Gestão eficiente e transparente se inicia pelo diálogo. A Secretaria de Estado de Controle e Transparência está buscando experiências exitosas na área de transparência governamental, e pudemos dar nossa contribuição com acertos e com as dificuldades também. Demos o passo além no planejamento: colocamos os dados abertos ao público, ao invés de permanecerem restritos às reuniões internas de gestores. É tomada de decisão associada a transparência e controle social", explicou o analista de Políticas Públicas Paulo Rogério Cândido, que atua no Observatório.


Voltar ao topo da página