Notícias

Recicla Folia doa fantasias e adereços de carnaval para cidades do interior

Publicada em 11/03/2010, às 14h27

Por Fabrício Faustini (fafaustinieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Deyvison Longui


Carlos Antolni
Ala da Escola de samba Barreiors
As fantasias doadas por foliões foram entregues a entidades e blocos localizados em vários municípios capixabas

Passada a alegria e animação do carnaval restaram a saudade do desfile das escolas de samba e muito material para ser reciclado. Restos de fantasias e adereços que ficariam jogados e sem utilização foram retirados de ruas e calçadas e se transformam em renda e ganharam nova função.

Esse ano, os catadores que atuam no Recicla Folia, projeto que conta com o apoio da Secretaria Municipal de Trabalho e Geração de Renda (Setger), recolheram cerca de dez caminhões de material reciclado durante o carnaval e grande parte foi doada para entidades do interior do estado.

O material foi entregue a entidades e blocos de Guaçuí, Muqui, Mimoso do Sul, Guarapari, Colatina, Venda Nova do Imigrante, Linhares e Domingos Martins. E ainda, Alfredo Chaves, Marataízes, Conceição do Castelo e Viana.

O material foi destinado também para projetos sócio-humanitários - Associação à Velhice Desamparada, CAPS de Vitória, Vila Velha, Cariacica e Serra e "Carnaval de todas as Tribos" para a realização do carnaval do próximo ano e reaproveitamento em atividades de arteterapia.

Escolas de samba em parceria com cooperativas e projetos ambientais atentas ao problema e com a preocupação de prevenir e evitar estragos após o carnaval se organizam. Pela proposta do Recicla Folia, materiais recicláveis utilizados nas fantasias são coletados para uso em produtos e atividades do projeto. O que era lixo é separado, tratado e vira renda para os catadores organizados.

Criatividade

Kadidja Fernandes
Artesanato de material reciclado
Restos de fantasias e adereços que ficariam jogados e sem utilização foram retirados de ruas e calçadas e se transformam em renda

"Recolhemos o material e transformamos tudo em belos objetos que também passam a ter uma nova função. O trabalho valoriza a cultura e faz da arte um exercício da criatividade", explica a coordenadora Geral do Recicla Folia, Aparecida Maria Mosquem.

"Muitos foliões jogam suas fantasias na rua, até mesmo no mar, por isso, uma das principais funções do projeto é conscientizar as pessoas dando alternativas sustentáveis para que possam se desfazer de suas fantasias sem prejudicar o meio ambiente, e, ainda, ajudar aqueles que reutilizam esses materiais", completou.

Além da Secretaria de Trabalho e Geração de Renda, participam dos trabalhos do Recicla Folia as secretarias municipais do Meio Ambiente, Assistência Social, Coordenação Política, Serviço e Cultura. Informações sobre o Recicla Folia ou interessados em participar do trabalho podem ligar para o telefone 9846-4531 ou enviar um e-mail para vitoriareciclafolia@yahoo.com.br .


Voltar ao topo da página