Notícias

Mulheres recebem dicas em feira sobre consumo e enfrentamento à violência

Publicada em 13/08/2018, às 18h00 | Atualizada em 13/08/2018, às 18h03

Por Josué de Oliveira, com edição de Deyvison Longui


Foto Divulgação
Bate-papo da Feira
Durante a ação, as mulheres foram abordadas pela equipe da Semcid com informações sobre a rede de enfrentamento à violência doméstica.

Enquanto faziam as compras, mulheres que circularam pela feira de Jardim da Penha no último fim de semana receberam orientações sobre violência contra a mulher.

A iniciativa faz parte do projeto Bate Papo na Feira, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), por meio da Coordenação de Políticas para as Mulheres.

Durante a ação, as mulheres foram abordadas pela equipe da Semcid com informações sobre a rede de enfrentamento à violência doméstica.

Segundo a coordenadora Mariana Bernardes, além de dar visibilidade ao tema, o objetivo é levar orientações sobre o direito do consumidor para o público frequentador das feiras.

"A abordagem é feita através de um diálogo noq ual a rede é apresentada, além das informações quanto as diversas formas de violência contra as mulheres", explicou.

No Bate Papo na Feira foram distribuídos panfletos com informações sobre os serviços oferecidos pelo Procon Municipal de Vitória para que os consumidores tenha conhecimento como acessar e garantir seus direitos.

"Essa é uma ação que visa sensibilizar a população quanto à pauta da cidadania e direitos humanos. Durante os próximos meses estaremos participando das feiras da cidade com objetivo de chamar a atenção acerca da necessidade de mudança dessa realidade que vem exterminando com a vida das mulheres", explicou Mariana.

Botão do Pânico

O equipamento é distribuído para mulheres que estão sob medida protetiva na 1ª Vara Especializada em Violência Doméstica de Vitória e pode ser acionado caso o agressor não mantenha a distância mínima garantida pela Lei Maria da Penha. Ele capta e grava a conversa num raio de até cinco metros.

O Botão do Pânico também dispara informações para a Central de Videomonitoramento da Guarda Civil Municipal, com a localização exata da vítima, para que um carro da Patrulha Maria da Penha seja enviado ao local.

Cramsv

O Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (Cramsv) presta atendimento às mulheres em situação de violência doméstica, familiar e intrafamiliar em razão do gênero. O serviço, com seu funcionamento desde 2006, visa ao fortalecimento dos mecanismos psicológicos e sociais para que ela possa enfrentar e superar o quadro violento e receber informações para a garantia de seus direitos.

Serviço
Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 12h às 19 horas
Telefones: 3382-5464/3382-5465
Local: Casa do Cidadão, avenida Maruípe, 2544, Itararé


Voltar ao topo da página