Notícias

Cerco Inteligente de Segurança recupera primeiro veículo roubado

Publicada em 22/04/2018, às 15h23 | Atualizada em 22/04/2018, às 15h30

Por Andréa Pirajá, com edição de Eduardo Brinco

Com a colaboração de Milene Miguel


PMV/Central de Videomonitoramento
Fiat Uno roubado que foi recuperado pelo Cerco Inteligente de Segurança de Vitória
Fiat Uno roubado passou pela barreira eletrônica da Ponte da Passagem e foi recuperado em Maruípe
Carlos Antolini
Cerco Eletrônico Câmeras
Vitória possui 18 barreiras do Cerco Inteligente de Segurança, com um total de 70 câmeras

O Cerco Inteligente de Segurança de Vitória, que teve início na última sexta-feira (20), mal começou e já tem sido um sucesso. Na noite do ultimo sábado (21) um veículo foi recuperado, após a restrição por furto ter sido incluída no sistema ainda na sexta-feira.

O alarme da central de videomonitoramento foi acionado quando o veículo, um Fiat Uno, passava pela barreira da Ponte da Passagem. Equipes da Guarda Municipal acionaram a Polícia Militar, informando o local e o sentido do carro, que foi recuperado próximo à Casa do Cidadão, em Maruípe.

Segundo o secretário de Segurança Urbana, Fronzio Calheira, a "barreira eletrônica" será utilizada para o combate ao roubo de carros e a todos os tipos de crimes que envolvem veículos. "Com essa recuperação percebemos que o Cerco Inteligente de Segurança está alcançando os objetivos esperados. Acreditamos que reduzirá, no mínimo, à metade os roubos e furtos de veículos em Vitória", afirma.

Câmeras

São 70 câmeras com sistema de monitoramento OCR (reconhecimento óptico de caracteres), que leem as placas e fotografam as traseiras dos veículos, gerando um banco de dados com todos os carros que passarem pelas barreiras. Automaticamente, os dados são cruzados com a base do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes), que tem as informações do carro.

Caso haja uma restrição de furto ou roubo ou mesmo um indicativo de suspeita emitido pelas forças de segurança, será disparado um alerta na central de videomonitoramento da Guarda Civil Municipal, que solicitará a abordagem das equipes da Guarda ou da Polícia Militar.

"O sistema funciona de forma integrada com as demais instituições de segurança do Estado, como as polícias Militar, Civil e Federal, que vão poder utilizar essa ferramenta para auxiliar em investigações. Além disso, o Cerco Inteligente ajuda a Prefeitura de Vitória a localizar e a monitorar áreas com maior incidência de crimes e adotar ações para redução de ocorrências", conclui o secretário.

Barreiras

Ao todo, 18 diferentes pontos da cidade já contam com as câmeras, que são capazes de identificar todos os veículos que passarem pelos pontos de barreira.

· Rodovia ES-468 (Norte Sul)

· Rua Carlos Lindenberg

· Avenida Augusto Emílio Estelita Lins

· Avenida José Rato

· BR-101 Norte (Reta do Aeroporto)

· Avenida Dante Michelini

· Rodovia Serafim Derenzi (em dois pontos)

· Ponte da Passagem

· Ponte Ayrton Senna

· Ponte de Camburi

· Entrada da Ilha do Frade

· Entrada da Ilha do Boi

· Terceira Ponte

· Avenida Vitória

· Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes (Beira-Mar)

· Segunda Ponte

· Ponte Florentino Avidos (Cinco Pontes)


Voltar ao topo da página