Notícias

Horta comunitária do Romão e Forte São João tem acompanhamento da PMV

Publicada em 22/03/2018, às 18h18

Por Andrea Oliveira, com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Marcus Monteiro


Diego Alves
Academia do Idoso horta Romão
Horta comunitária, que foi inaugurada em janeiro deste ano, recebe os cuidados dos moradores do Forte São João e Romão
Divulgação Semohab
Semohab visita horta comunitária do Romão
Moradores e técnicos da PMV formaram um grupo de capacitação para o plantio, colheita e cuidados com a horta

Uma definição básica de pós-venda é suficiente para entender a abrangência das ações da Secretaria Municipal de Obras e Habitação (Semohab) após a entrega de obras que incluíam a horta comunitária, a Academia Popular da Pessoa Idosa e a proteção de uma nascente de água na Poligonal 2 (Forte São João, Romão e Cruzamento): "Um conjunto de atividades realizadas após a venda do produto ou a prestação do serviço e que abrangem pesquisas de satisfação, serviços de manutenção e outras formas de atendimento, tendo por objetivo a fidelização do cliente".

Agregando esse conceito à real preocupação de proporcionar qualidade de vida aos moradores da região, a equipe trabalha no apoio às atividades desenvolvidas na horta comunitária do Romão e Forte São João, obra entregue em janeiro desde ano.

Assistentes sociais da Semohab e técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), como a médica homeopata Henriqueta do Sacramento e o engenheiro agrônomo Geneilcimar Ferreira, lideranças e moradores do bairro formaram um grupo de capacitação para o plantio, colheita e cuidados com a horta.

Hortaliças

Salsa, cebolinha, hortelã pimenta e manjericão são algumas das hortaliças cultivadas nos canteiros, sob os cuidados de nove famílias que residem nas proximidades. Alface e couve são os próximos cultivos programados. A horta foi montada estrategicamente ao lado da fonte de água natural, onde foi construída uma bica para proporcionar água corrente e limpa o ano inteiro.

Orientações

Morador do Forte São João, Wagner Paiva da Silva, de 30 anos, comemora a presença constante dos técnicos da Prefeitura no acompanhamento das ações. "Estão orientando a gente direitinho. Desde como preparar a terra, passando pela adubação, manejo, controle de pragas e colheita. Esse suporte é muito bacana", disse.

"A presença do assistente social na área de empreendimento em andamento é fundamental, pois temos ampliada a oportunidade de conhecermos a rotina e entender as necessidades de uma comunidade. Atender bem gera oportunidades, inclusive, de economia de recursos públicos", explicou o secretário de Obras e Habitação, Sérgio Sá.

Recursos

Os recursos para a implantação da horta comunitária são o saldo financeiro de outra obra realizada no bairro: o rebaixamento do piso da rua José Martins da Silva, entregue em março de 2017. O investimento, de R$ 4.418.960,11, foi fruto de um empréstimo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Social (Procidades).


Voltar ao topo da página