Notícias

Dia especial de confraternização no Abrigo para População de Rua

Publicada em 14/12/2017, às 16h58

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Foto Divulgação
Confraternização de Natal no Abrigo para Pessoas em Situação de Rua
Atendidos do Abrigo para População Adulta em Situação de Rua participaram de confraternização
Foto Divulgação
Confraternização de Natal no Abrigo para Pessoas em Situação de Rua
Evento contou com almoço especial e integração entre profissionais e atendidos

Um dia muito especial, com alegria, carinho e diversão. Assim foi esta quinta-feira (14) no Abrigo para População Adulta em Situação de Rua de Vitória. As equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) programaram uma celebração ecumênica, um almoço especial e presentes personalizados para cada um dos 40 assistidos.

"Todos os anos, preparamos um momento de confraternização e de alegria, com o objetivo de fortalecer vínculos entre os usuários e as equipes que atuam no espaço. Eles gostam muito e nós também", disse a coordenadora do Abrigo, Priscila Laurindo de Carvalho.

Cada assistido ganhou uma caixinha de bombons e uma toalha de banho com o próprio nome bordado. O público assistido é de pessoas em situação de rua que apresentam alguma demanda de saúde ou limitação física ou mental (temporária ou permanente). A casa funciona 24 horas por dia e oferece, além do acolhimento, atendimento psicossocial, alimentação, higienização e encaminhamento à rede de serviços.

Tempo de confraternizar

Na segunda-feira (18), será a vez da confraternização na Hospedagem Noturna. Haverá um jantar especial e a apresentação da Orquestra Fafi, já conhecida e admirada no espaço, que fica próximo à Catedral Metropolitana, no Centro Histórico. Na Hospedagem Noturna, adultos que vivem nas ruas recebem alimentação, higiene e abrigo provisório, de maneira adequada e digna, das 17 às 6 horas.

Já na quinta-feira (21), pela manhã, o dia será festivo no Centro de Referência Especializado de Assistência Social para População de Rua (Centro-Pop). Além de música, lanches e atividades especiais, haverá o lançamento do livro "Meu Grito", do poeta Roberto dos Reis, que está superando a situação de rua por meio da poesia.

O Centro-Pop atende cerca de 100 pessoas por dia, oferecendo kit de higiene pessoal, alimentos, atendimento psicossocial e várias oficinas socioeducativas. Ele fica na avenida Dário Lourenço de Souza, s/nº, em Mário Cypreste, em frente ao Tancredão, das 7 às 18 horas.

Escola da Vida

A Prefeitura de Vitória atua por meio de uma rede de serviços, chamada Escola da Vida, para assistir pessoas que estão em situação de rua, com o objetivo de promover a reinserção social e a recuperação da autonomia.

O trabalho é diário e inclui a oferta de acolhimento, tratamento de saúde e contra a dependência química, atendimento psicossocial, além de atividades socioeducativas e de capacitação. Os espaços como Centro-Pop, Hospedagem Noturna e Abrigo integram essa rede. Todos os serviços podem ser acionados por meio do telefone 156 Fala Vitória.


Voltar ao topo da página