Notícias

Procon pede atenção para comunicado da Anatel sobre alerta de áreas de riscos

Publicada em 14/12/2017, às 14h17

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Yuri Barichivich
Deslizamento de terra na escadaria Ilma de Deus, no Forte São João
Alertas são enviados pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) e pelas Defesas Civis

O Procon de Vitória conscientiza os usuários da telefonia móvel para que fiquem atentos à convocação para cadastramento das linhas móveis para recebimento de mensagens de alerta de desastres naturais enviadas por SMS, emitidas pel Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad).

De acordo com o órgão, os consumidores devem receber esta mensagem: "Defesa Civil Nacional informa: novo serviço de envio de SMS gratuito com alerta de áreas de riscos. Para se cadastrar responda para 40199 com CEP de interesse".

O cadastramento vai poder ser feito a partir desta segunda-feira (18) para os moradores dos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. A notícia foi oficializada nesta quinta-feira (14) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que desenvolveu o sistema em parceria com os órgãos de Defesa Civil e as operadoras de telefonia móvel.

A expectativa da Anatel é que, em março de 2018, todos os brasileiros recebam mensagens de alerta sobre tempestades, vendavais e outros fenômenos meteorológicos.

A gerente do Procon de Vitória, Herica Correa Souza, explicou que, para o cadastramento, será exigido apenas o CEP. "Qualquer outra mensagem pedindo pagamento ou quaisquer outros dados pessoais deve ser ignorada. O serviço não tem nenhum custo para o cidadão. Se o usuário desejar, é possível cancelar o recebimento dos alertas por mensagem de celular", avisou.

Ao fim do cadastro, o usuário é informado de que o celular está apto a receber apenas alertas de inundações, alagamentos, temporais, perigo de deslizamentos de terra e recomendações da Defesa Civil.

Segundo a Anatel, os alertas são enviados pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) e pelas Defesas Civis. O projeto piloto começou em fevereiro deste ano em 20 municípios de Santa Catarina. 

Vitória Online

Em Vitória, o aplicativo Vitória Online passou a emitir alerta de deslizamento de terra ou rolamento de rochas em áreas de risco da capital, a partir do último 1º.

O alerta faz uma integração com as seis estações que monitoram 38 locais de Vitória e, em caso de estado de alerta, uma notificação é enviada automaticamente para todos os cidadãos que têm o aplicativo Vitória Online e estão localizados dentro de uma área definida pela Defesa Civil, em relação ao local monitorado.

O secretário municipal de Administração e responsável pela Subsecretaria de Tecnonolgia da Informação (Sub-TI), Márcio Passos, explica que a nova funcionalidade visa promover a segurança dos cidadãos. "A ferramenta é importante pois informa em tempo real quando um local monitorado entra em estado crítico".


Voltar ao topo da página