Notícias

Noite de emoção nos 25 anos da Fafi no Sesc Glória

Publicada em 14/12/2017, às 12h34

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semc
25 anos da Fafi
Evento no Sesc Glória celebrou os 25 anos de história da Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música Fafi
Divulgação Semc
25 anos da Fafi
Personalidades que contribuíram para o fortalecimento e a valorização da identidade da escola receberam homenagens

Teatro lotado e muita emoção. Foi assim a noite que marcou o encerramento das aulas de dança e comemorou os 25 anos de atividades da Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música Fafi, nesta quarta-feira (13), no Centro Cultural Sesc Glória, no Centro Histórico de Vitória.

O evento começou com dois alunos do curso técnico de teatro narrando a história dos 25 anos de formação e conquistas da instituição. Na sequência, o secretário municipal de Cultural, Francisco Grijó, o presidente da Comissão de Cultura e Turismo da Câmara de Vitória, o vereador Leonil, e a gerente da Fafi, Zila Nascimento, entregaram os votos de louvor concedidos pelo Legislativo municipal para personalidades que contribuíram para o fortalecimento e a valorização da identidade da escola.

Os homenageados foram: Colette Dantas, professora de Teatro da Escola Fafi (1992-1999); Diedra Rovena Machado Lino, aluna do curso de Dança da Escola Fafi (2007-2017); Gil Mendes, professor e coreógrafo de Dança da Escola Fafi (1994-2017); Lilian Menenguci, aluna da 2ª turma do curso de Teatro da Escola Fafi (2000) e gerente da Escola Fafi (2006-2009); Stael Magesck, aluna da 1ª turma do curso de Dança da Escola Fafi (1999); Tania do Carmo, funcionária (1992-2017) e gerente da Escola Fafi (2009-2013).

A produtora cultural Stael Majeski falou em nome dos homenageados e destacou a importância da Fafi na sua vida e formação. "Nós temos que valorizar a cultura, a arte e a nossa cidade e nossos artistas. Frequentem nossos teatros e sejam plateia dos nossos artistas. Nós precisamos de vocês".

Divulgação Semc
25 anos da Fafi
Espetáculo de dança "Saudades Daquela Época" emocionou toda a plateia
Divulgação Semc
25 anos da Fafi
Evento começou com dois alunos do curso técnico de teatro narrando a história dos 25 anos de formação e conquistas da instituição

Potência

"Num certo sentido, a Fafi é um resumo histórico do que se produziu – e se produz! – em matéria de produção artística via poder público, nos últimos 25 anos. Assim como outras escolas, técnicas ou não, está em frequente produção. Essa é a obrigação nossa, mas é também privilégio. Fomentar, difundir e, acima de tudo, produzir arte é um dever do estado. Esta noite é uma amostra de que o talento deve ser cada vez mais estimulado, como forma de criatividade, cidadania e visão crítica, três elementos que se fundem num só: libertação. Aos 25 anos, neste jubileu artístico, a Fafi mostra sua potência e sua capacidade inequívoca de produzir liberdade", disse Francisco Grijó.

Espetáculo

Finalizando o evento, o espetáculo "Saudades Daquela Época" reuniu 95 alunos dos cursos básico e técnico em dança, além da oficina preparatória e, em uma hora e meia, apresentou 20 coreografias que trataram de saudade, memória e tempo.

Do balé ao contemporâneo, da música clássica aos clássicos tropicalistas, os alunos apresentaram momentos de alegria e reflexão, mostrando como a arte contribui para o crescimento do indivíduo.

Divulgação Semc
25 anos da Fafi
Divulgação Semc
25 anos da Fafi

Voltar ao topo da página