Notícias

Semus alerta jovens sobre prevenção a infecções sexualmente transmissíveis

Publicada em 18/10/2017, às 13h55

Por Milene Miguel, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semus
Roda de conversa sobre infecções sexualmente transmissíveis
Estudantes da EJA da Emef Vercenílio da Silva Pascoal tiraram dúvidas sobre infecções sexualmente transmissíveis

O Dia Nacional de Combate à Sífilis é comemorado no terceiro sábado de outubro. Sua forma de transmissão é o contato íntimo desprotegido, sem camisinha, com uma pessoa contaminada com a doença.

Devido à tendência mundial de redução do uso de preservativos nas relações sexuais, principalmente entre os jovens, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), através do Centro de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis (CRIST), tem desenvolvido uma série de ações para alertar a população. 

Na última segunda-feira (16), o diretor do Centro de Referência, Lauer Marinho Sardenberg, foi à Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Vercenílio da Silva Pascoal, em Joana D´arc, para um bate-papo com os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) sobre prevenção, infecções sexualmente transmissíveis e gravidez na adolescência.

"Os jovens acham que as IST´s só moram na casa do vizinho. Desmistificando dados epidemiológicos, pude (re)significar conceitos de prevenção e mostrar que a sífilis é um grande problema de saúde coletiva e mora em qualquer lugar", afirmou Lauer.

Sífilis

A melhor forma de prevenir a sífilis é através do uso da camisinha feminina e masculina em todo contato íntimo. Os preventivos formam uma barreira que impede o contato pele a pele, que pode transmitir fungos, vírus e bactérias.

A doença desenvolve lesões na pele, nos ossos e nas articulações, podendo causar aneurisma, meningite, paralisia geral e infecções congênitas (passadas das mães para o bebê). Ela acarreta alta morbidade, abortamento, prematuridade e baixo peso de nascimento, deformações ósseas, articulares e neurológicas, surdez e dificuldade de aprendizado.

"É com o empoderamento que podemos convencer os jovens do uso dos preservativos e fazer prevenção. A sífilis pode trazer graves conseqüências se não for tratada", concluiu o diretor.

Camisinha

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) oferta preservativos masculinos e femininos, conhecidos como "camisinha", em todas as suas unidades.

Disponibilizar preservativos é uma tarefa importante da rede pública para a saúde da população, pois o seu uso constante é o método mais eficaz para prevenção às infecções sexualmente transmissíveis, como a Aids, alguns tipos de hepatites e a sífilis, dentre outras, além de evitar uma gravidez não planejada.

O preservativo deve ser uma opção para todos, protegendo também as pessoas que já contraíram uma IST contra a reinfecção. No caso dessas pessoas, a camisinha pode evitar que agravem ainda mais a sua própria saúde ou que possam transmitir a doença. Durante a gestação, o casal com diagnóstico de sífilis ou HIV deve usar a camisinha para não transmitir essas doenças para o bebê.


Voltar ao topo da página