Notícias

Etapa pública compartilhada do PPA segue ouvindo comunidades

Publicada em 27/06/2017, às 17h35 | Atualizada em 27/06/2017, às 17h35

Por Kennya Gava, com edição de Josué de Oliveira


Carlos Antolini
Reunião do PPA
O secretário de Gestão, Planejamento e Comunicação, Fabrício Gandini, explicou para a comunidade a elaboração do PPA
Carlos Antolini
Reunião do PPA
Participaram lideranças dos bairros Ariovaldo Favalessa, Alagoano, Resistência, Santa Clara, Caratoíra, Santa Helena e Forte São João

Mais sete bairros participaram, nesta terça-feira (27), da etapa pública compartilhada para a elaboração do Planejamento Estratégico e do Plano Plurianual (PPA) 2018-2021. Lideranças comunitárias de Ariovaldo Favalessa, Alagoano, Resistência, Santa Clara, Caratoíra, Santa Helena e Forte São João estiveram reunidas no Palácio Municipal, em Bento Ferreira, para apresentar suas demandas à Prefeitura de Vitória.

A etapa pública compartilhada teve início no último dia 20 e deverá realizar cerca de 30 reuniões com lideranças comunitárias, conselhos e associações de moradores até o mês de agosto. Essa etapa é uma oportunidade para que a Prefeitura compartilhe com a cidade o seu plano de ação consolidado até o momento, extraia informações e absorva ideias para o Planejamento Estratégico, além de criar parcerias para atingir as metas do PPA.

Participação online

O secretário de Gestão, Planejamento e Comunicação, Fabrício Gandini, falou sobre a elaboração do PPA. “Estamos num momento importantíssimo, que vai definir o plano de investimentos da cidade para os próximos quatro anos. Passamos por um momento complexo em relação às finanças, então planejar, que já é importante quando está tudo bem, se torna essencial em época de poucos recursos financeiros. Escolher onde gastar, definir o que é prioridade na cidade é fundamental, por isso a importância de ouvir as comunidades”.

Já no mês de agosto, paralelo às reuniões com as lideranças, toda a população poderá participar com propostas para a gestão por meio da internet. No PPA Online, no site da Prefeitura ou no aplicativo Vitória Online, o morador vai votar nos projetos e ações que achar mais importante para construir uma Vitória ainda melhor.

Depoimentos 

Para João Carlos Barata, de Caratoíra, a troca de ideias e propostas entre a prefeitura e os moradores é muito proveitosa. “Temos esperança de que, mesmo nessa dificuldade financeira do município, os investimentos possam acontecer. Não estamos discutindo só melhorias para o nosso bairro, mas para toda a cidade de Vitória”.

“Discutir esse planejamento junto com a prefeitura é uma oportunidade para que a gente possa mostrar a nossa realidade e os locais que precisam de investimentos. Temos que discutir as reais necessidades já que os recursos são poucos”, afirmou João Batista, de Resistência.

Demandas
As principais demandas apresentadas pelas comunidades foram: reforma de escolas, projetos sociais, iluminação, construção de quadra, implantação de Cajun, interligação de vias, ciclofaixa, academia do idoso e cobertura de quadra.

Todas serão classificadas por área e servirão como pré-requisito para a etapa final do Planejamento Estratégico e do Plano Plurianual (PPA) 2018-2021, onde serão feitas a seleção e a priorização dos projetos de acordo com os critérios estabelecidos.

A próxima reunião acontece na terça-feira (27) com as lideranças dos bairros de Lourdes, Vila Rubim, Bento Ferreira, Ilha do Príncipe, Bela Vista e Nazareth.

Carlos Antolini
Reunião do PPA
João Carlos Barata, de Caratoíra, diz que o encontro serviu para discutir melhorias para toda a cidade
Carlos Antolini
Reunião do PPA
João Batista, de Resistência, afirma que é importante discutir com a prefeitura a realidade do bairro

Voltar ao topo da página