Notícias

Equipes da Central de Serviços estão nas ruas para amenizar efeitos da chuva

Publicada em 27/06/2017, às 16h15 | Atualizada em 27/06/2017, às 17h58

Por Marcus Monteiro (mmonteiroeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Josué de Oliveira


Central de Serviços
Uma equipe trabalha na praça do Cauê, em Santa Helena
Uma equipe da prefeitura trabalha na Praça do Cauê, na Praia de Santa Helena
Central de Serviços
As equipes trabalham para minimizar os efeitos das chuvas
O trabalho de desobstrução das ruas está sendo feita por equipes da Central de Serviços

O recolhimento diário de lixo, a varrição das vias, o trabalho de manutenção das redes de drenagem não impedem que durante fortes pancadas de chuvas, como no início da tarde de hoje, pontos de alagamento apareçam. Mas para resolver o problema, as equipes da Secretaria Central de Serviços estão de prontidão. 

As equipes vão até os pontos de alagamento na tentativa de identificar o problema pontual e resolvê-lo de imediato. Muito lixo tem sido encontrado obstruindo as caixas-ralos que recebem as águas das chuvas.

A Prefeitura de Vitória dispõe de seis estações pluviométricas automáticas que medem a quantidade de precipitação a cada minuto. A estação instalada no Hospital Universitário registrou entre às 8 e 14 horas dessa terça-feira 55 milímetros de chuvas, quando a média histórica mensal para junho é de 60 milímetros.

“Choveu o equivalente a 27 dias para o mês de junho em apenas seis horas e nossa rede de drenagem suportou bem essa quantidade de chuvas”, disse o secretário de Central de Serviços Leonardo Gonçalves.

“Mesmo assim mantemos as equipes nas ruas para resolver problemas pontuais”, afirmou Leonardo. O secretário explicou que uma única sacola de lixo esquecida na escadaria ou calçada pode provocar um alagamento de proporções grandes, dependendo do ramal da drenagem que ele vá obstruir.

Vitória conta com 614 quilômetros de vias e 25 mil caixas-ralos para receber as águas das chuvas. Deixá-las livres de entulhos, lixo e folhas é tarefa cumprida diariamente pelos homens da limpeza pública. Mas a população precisa ajudar não deixando lixo ou entulhos na rua fora do horário de recolhimento dos caminhões da limpeza pública.

Galeria de fotos

Central de Serviços
A Rodovia Serafim Derenzi teve sua rede de drenagem limpa
A rede de drenagem da Rodovia Serafim Derenzi foi limpa pelos operários da prefeitura
Central de Serviços
A limpeza é feita manualmente durante as chuvas
A limpeza é feita manualmente em períodos de chuva, como o que aconteceu nesta terça-feira

Voltar ao topo da página