Notícias

Maio Amarelo: Vitória prepara ações para o mês da educação no trânsito

Publicada em 28/04/2017, às 17h51 | Atualizada em 02/05/2017, às 16h26

Por Vinícius Yungtay, com edição de Matheus Thebaldi


Carlos Antolini
Maio Amarelo Educação para o trânsito CAJUN Nova Palestina
Guarda Municipal irá realizar apresentação teatral sobre educação no trânsito para crianças e outras ações

O movimento Maio Amarelo é uma ação mundial e tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito. Está na hora de acender a luz amarela para os riscos que existem na condução de veículos e tomar atitudes responsáveis para evitar os acidentes.

Em Vitória, a Prefeitura planejou diversas ações de promoção à paz no trânsito, em parceria com entidades e Organizações Não Governamentais (ONG´s). A Guarda Municipal de Vitória também vai realizar atividades educativas e oferecer suporte para todos os parceiros.

A partir desta quarta-feira (3), várias ações serão realizadas em diversos pontos da capital: apresentações com atores nas vias da cidade, atividades recreativas com a "Transitolândia" e até mesmo pedalaços.

Intervenções urbanas

A campanha estreia com a ação "Anjos da Guarda", na qual crianças vestidas de anjinhos vão orientar os motoristas e moradores do bairro Jardim Camburi para o uso consciente da faixa de pedestres. A segurança das crianças ficará a cargo dos agentes da Guarda.

Outras intervenções urbanas também serão realizadas em toda a cidade para alertar os motoristas sobre os riscos que envolvem bebida alcoólica e direção. Também haverá uma atividade voltada especialmente para a educação de trânsito para crianças, ressaltando os exemplos dos pais na formação dos futuros condutores.

Para o secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana, Oberacy Emmerich Júnior, o tema do Maio Amarelo deste ano - “Minha escolha faz a diferença” - ressalta que apenas com atitudes conscientes podemos tornar nosso trânsito mais seguro. "Todos são responsáveis pela segurança no trânsito. O motorista, o pedestre, o ciclista, o motociclista, cada um na sua atividade pode contribuir para um trânsito mais humano. Está na hora de escolhermos respeitar o outro e obedecer às leis de trânsito, para colhermos bons frutos das nossas boas escolhas", declarou.

Iluminação

André Sobral
Ponte da Passagem iluminada em amarelo referente ao
Ponte da Passagem vai receber iluminação especial em homenagem ao movimento Maio Amarelo

Alguns monumentos de Vitóia vão ganhar iluminação amarela em homenagem à campanha: Ponte da Passagem, Palácio Municipal, torres de Jesus de Nazareth, Casa Porto e Viaduto Caramuru.

Programação

3 de maio, das 8h30 às 11h, em Jardim Camburi
Anjos da Guarda: trabalho voltado para conscientização de pedestres e condutores para uso e respeito a faixa..

4 de maio, das 21 às 23 horas, no Triângulo das Bermudas (Praia do Canto)
Esquetes com abordagens aos temas velocidade, álcool e direção para frequentadores de bares. Parceria da equipe dos projetos sociais da Guarda com a ONG Avalanche. 

6 de maio, das 8h às 11h30, em parques e feiras do Centro
Esquetes com abordagens ao tema circulação e condução segura para frequentadores da feira, principalmente idosos. Na praça, haverá atividades educativas com as crianças. Parceria da equipe dos projetos sociais da Guarda com a ONG Avalanche.

9 de maio, das 17h às 18h30, na faixa de pedestres em frente ao Shopping Vitória (Enseada do Suá)
Esquetes com abordagens ao tema circulação e condução segura para frequentadores do shopping. Parceria com a ONG Avalanche.

13 de maio, das 9 às 12 horas, na Curva da Jurema
Esquetes com abordagens ao tema circulação e condução segura para as mães e famílias. Parceria da equipe dos projetos sociais da Guarda com a ONG Avalanche. 

16 de maio, das 8 às 10 horas, no Cmei Darcy Vargas (Santo Antônio)
Projeto Teatro de Bonecos da Guarda apresentará aos alunos a peça “Minha Amiga Faixa”.

17 de maio, das 8h às 10h30, no Parque Barreiros (Joana Dar'c)
Equipe dos projetos sociais da Guarda desenvolverá atividades educativas com a temática "trânsito" com os alunos do ensino fundamental e anos iniciais das escolas municipais da região.

18 de maio, das 14h às 16h30, no Parque Horto de Maruípe 
Equipe dos projetos sociais da Guarda desenvolverá atividades educativas com a temática "trânsito" com os alunos do ensino fundamental e anos iniciais das escolas municipais da região.

25 de maio, das 9 às 11 horas, na faixa de pedestre do SESC Glória (Centro)
Esquetes voltadas para conscientização de pedestres e condutores para uso e respeito à faixa. Parceria da equipe dos projetos sociais da Guarda com a ONG Avalanche.

27 de maio, das 17 às 22 horas, na Praça dos Namorados (Praia do Canto)
Esquetes com abordagens ao tema circulação e condução segura para frequentadores da praça, principalmente para idosos e famílias. Parceria da equipe dos projetos sociais da Guarda com a ONG Avalanche. 

31 de maio, das 21 às 23 horas, na Rua da Lama (Jardim da Penha)
Esquetes com abordagens aos temas velocidade, álcool e direção para frequentadores de bares. Parceria da equipe dos projetos sociais da Guarda com a ONG Avalanche. 


Voltar ao topo da página