Notícias

Desenhos ajudam no tratamento de usuários do Caps e humanizam ambiente

Publicada em 27/04/2017, às 12h57 | Atualizada em 27/04/2017, às 16h25

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM

Com a colaboração de Milene Miguel


Divulgação Semus
Projeto Repaginando do Capsi no SOE
Usuários do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) fizeram desenhos na fachada do módulo do SOE
Divulgação Semus
Projeto Repaginando do Capsi no SOE
Letícia relatou estar feliz ao desenvolver o projeto e que, para ela, a pintura é uma arte

Usuários do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) III São Pedro estiveram, na manhã desta quinta-feira (27), realizando o projeto "Repaginando" no módulo do Serviço de Orientação ao Exercício (SOE) da avenida Beira-Mar.

O projeto visa resgatar a criatividade na vida do usuário e contribuir para que ele aprenda a lidar com os limites que a vida lhe impõe. Os desenhos são feitos pelos pacientes, sob sua própria perspectiva.

Para o arteterapeuta Flávio Pimentel, a proposta é de que eles possam fazer sua própria arte. "Como o grafite na cidade, a gente tem a liberdade de retocar e construir uma imagem que vai se globalizando", disse.

Além do bem-estar terapêutico, o projeto tem como objetivo personalizar o ambiente. "O projeto está dando outra cara ao Caps e, agora, ao SOE", afirmou a auxiliar de Enfermagem Maria Célia.

Segundo Letícia de Almeida Barreiro, 35 anos, usuária do Caps III São Pedro, relatou estar feliz ao desenvolver o projeto e que, para ela, a pintura é uma arte. "Pra mim, pintar é uma arte, dá prazer e alegria", concluiu.

Caps

O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) adulto realiza acolhimento, tratamento e reinserção social de moradores de Vitória com transtornos mentais severos e persistentes, assim como aqueles com risco ou tentativa de suicídio.

O Caps oferece, além do tratamento de atenção diária, o acolhimento noturno. O usuário pode passar o dia no serviço, em diversas atividades terapêuticas, como oficinas de pintura e música, jogos e atividades físicas, e retorna para sua casa à noite.

Quando necessário, o atendimento aos pacientes que já são acompanhados pelo serviço e possuem indicação pela equipe psicossocial podem permanecer por 24 horas no serviço por um período transitório.

Equipe

A equipe interdisciplinar é formada por médicos psiquiatras, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, psicólogos, assistentes sociais, técnico esportivo, arteterapeutas, musicoterapeuta, terapeutas ocupacionais e assistentes administrativos. Ela trabalha unida a um grupo de profissionais oferecendo atividades para aqueles que realizam seu acompanhamento no espaço.

Como acessar

Para ter acesso aos serviços do Caps, o paciente ou seu familiar pode procurar, preferencialmente, a unidade de saúde que atende ao seu bairro e, caso necessário, ela fará o encaminhamento do paciente para um tratamento especializado no Caps.

SOE

O Serviço de Orientação ao Exercício (SOE) oferece aulas gratuitas de alongamento, ioga, hidroginástica, ginástica localizada e voleibol master (para maiores de 40 anos). As aulas são ministradas por professores e estagiários de Educação Física em módulos instalados em parques, praças e outros espaços públicos.

O serviço tem o objetivo de orientar e incentivar a prática regular e correta de exercícios, combater o sedentarismo e auxiliar na prevenção e tratamento de doenças crônico-degenerativas não transmissíveis. Qualquer pessoa pode participar.

Antes de iniciar a atividade física, o aluno passa por uma avaliação individualizada. A equipe do SOE verifica as condições físicas e de saúde do aluno, levando em consideração, entre outras coisas, os fatores de risco coronariano. Não havendo nenhuma restrição com relação à prática da atividade pretendida, a pessoa é liberada para frequentar as aulas.

Divulgação Semus
Projeto Repaginando do Capsi no SOE
Para o arteterapeuta Flávio Pimentel, a proposta é de que eles possam fazer sua própria arte
Divulgação Semus
Projeto Repaginando do Capsi no SOE
Desenhos do projeto Repaginando são feitos pelos pacientes, sob sua própria perspectiva

Voltar ao topo da página