Notícias

Orquestra Fafi prepara agenda de apresentações para 2017

Publicada em 27/04/2017, às 07h30

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi


Leonardo Silveira
Orquestra FAFI - Apresentação de Natal
Orquestra é resultado das aulas de música da instituição e é formada por alunos e professores da Fafi
Leonardo Silveira
Orquestra FAFI - Apresentação de Natal
Apresentações da Orquestra Fafi são gratuitas e devem ser realizadas em espaços públicos, como hospitais, repartições e escolas

Democratizar e aproximar ainda mais o público do universo da música instrumental. Essa é a proposta da Orquestra Fafi, projeto que reúne professores e alunos da Escola Técnica de Teatro, Dança e Música Fafi e que retoma suas atividades nesta semana. A orquestra é resultado das aulas de música da instituição e tem o objetivo de aprimorar a prática de cada aluno com seu instrumento.

"A importância dessa prática é crucial para esses alunos. Para um músico de orquestra, sem essa prática no seu período de formação, torna-se muito mais difícil conseguir um bom espaço no mercado de trabalho", explicou a coordenadora do curso de música, Gabriela Queiroz.

A orquestra, que é formada por oito instrutores e 15 alunos, apresenta um repertório que reúne "Jesus Alegria dos Homens", de Bach, e canções populares, como "Rosa", de Pixinguinha, e "Asa Branca", de Luiz Gonzaga.

"Este ano, pretendemos manter o repertório eclético, porém, através de obras de mais peso, que venham a fortalecer o grupo no quesito qualidade, pois é nesse sentido que temos trabalhado".

Agenda

A Orquestra Fafi está montando sua agenda para o ano de 2017. As apresentações são gratuitas e devem ser realizadas em espaços públicos, como hospitais, repartições e escolas. Os interessados devem enviar um e-mail para agendafafi@gmail.com e conferir a disponibilidade dos músicos.

Som & Letras

No segundo semestre de 2016, a Fafi idealizou o projeto "Som & Letras". A proposta era estabelecer a aproximação, a difusão e o fomento de alguns instrumentos musicais clássicos, além de ressaltar a importância deles individualmente e em conjuntos de cordas, cameratas e orquestras. Com o objetivo de socializar saberes e informações e os diferentes estilos musicais, do popular ao erudito, surgiu a Orquestra Fafi.

"A ideia foi construída em conjunto. Havia o desejo, por parte da Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria de Cultura, de criar um grupo orquestral, que pôde ser colocado em prática na Fafi. Graças ao empenho da diretoria da instituição, o grupo pôde acontecer. Vim para realizar a parte musical e didática com os alunos, que acredito ser fundamental para a formação de instrumentistas que querem se tornar profissionais", finalizou Gabriela.

Referência

"A Fafi promove a formação de profissionais há mais de 20 anos, tornando-se, ao longo desses anos, uma referência na formação artística capixaba, comprometida também com a formação de plateia", disse a coordenadora da Fafi, Zila Nascimento.


Voltar ao topo da página