Notícias

Febre amarela: Vitória amplia postos de vacinação

Publicada em 28/02/2017, às 11h51 | Atualizada em 28/02/2017, às 17h50

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Paula Bourguignon


André Sobral
Vacinação Febre Amarela

Desde a confirmação do macaco positivo para febre amarela no dia 24 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) aumentou a oferta de vacina para toda a população do município. Além disso, está em investigação um óbito de um morador de Jardim da Penha que esteve na Região Serrana do Estado.

Mais dois postos de vacinação serão colocados à disposição dos moradores nesta quarta (1º): a Igreja Batista de Jardim da Penha, na avenida Saturnino Rangel Mauro, e Hospital da Polícia Militar (HPM), em Bento Ferreira.

A vacinação também terá continuidade em três postos volantes: nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Maria José Costa Moraes, em São Pedro, e Elzira Vivacqua, em Jardim Camburi, e na Arena Vitória (Álvares Cabral), em Bento Ferreira.

Serão 4,5 mil senhas no Álvares; 3,5 mil na Igreja Batista de Jardim da Penha; 2,5 mil na Emef Maria José Costa Moraes; 2,5 mil na Emef Elzira Vivácqua; e outras 500 no HPM. Elas começarão a ser distribuídas às 8 horas.

Somente na ação preventiva de sábado (25) e segunda (27), 16,5 mil pessoas foram vacinadas. Antes disso, 50 mil pessoas foram vacinadas em Vitória contra a febre amarela, e há doses suficientes para todos os moradores. A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) pretende completar a vacinação de todos os moradores até o próximo dia 10. O agendamento on-line continua como ação complementar ao controle da febre amarela.

“A partir de quinta, as unidades de saúde seguem a rotina de vacinação contra a febre amarela” ,disse a secretária municipal de Saúde, Cátia Lisboa.

Fumacê

Além da vacinação, o Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) continuará a ação de combate e bloqueio focal do vetor e a intensificação da aplicação espacial de inseticida. Dois carros fumacê vão começar a circular ainda nesta terça (28) à noite em vias de Jardim da Penha. 

Vacinação

Para vacinar, as pessoas devem levar os seguintes documentos:

- comprovante de residência de Vitória;
- Identidade ou CPF;
- cartão de vacina (indispensável para crianças);
- laudo médico (para as pessoas acima de 60 anos que não comprovem a primeira dose da vacina).


Voltar ao topo da página