Notícias

Sessão solene vai homenagear mulheres negras reconhecidas em suas comunidades

Publicada em 24/07/2014, às 07h00

Por Patrícia Arruda, com edição de SEGOV/SUB-COM


Marcos Salles
Show do Ilê Aiyê na Inauguração do Museu do Negro
Sessão solene vai destacar a importância da luta contra a desigualdade racial

Uma sessão solene vai marcar o Dia Municipal da Mulher Negra, celebrado no dia 25 de julho. O evento será realizado no plenário da Câmara Municipal, nesta quinta-feira (24), às 19 horas, e vai homenagear mulheres negras que são referências nas comunidades onde vivem.

Serão homenageadas mulheres negras do povo, como empregadas domésticas, catadoras de material reciclável, paneleiras, marisqueiras, entre outras. Entre elas, estará a paneleira de Goiabeiras Eonete Alves Correa, 62 anos. Com mais de 30 anos no ofício, dona Eonete é filha, neta e bisneta de paneleiras.

Também haverá uma homenagem póstuma a Valcenir Patrício, primeira presidente do Sindicato das Empregadas Domésticas de Vitória e ex-gerente de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, tendo em vista o aniversário de dois anos de falecimento da liderança negra.

A gerente de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Semcid, Anitta Brasileiro, destaca a importância da ação. "A comemoração dessa data é o reconhecimento da luta e resistência dessas mulheres em nossa sociedade. Além disso, representa o comprometimento dessa gestão com ações que visam à eliminação da discriminação racial e de gênero em nosso município", disse Brasileiro.

A sessão solene contará ainda com a participação de servidores da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid) e de Saúde (Semus).

Data

O Dia Internacional da Mulher Negra Latinoamericana e Caribenha é celebrado nesta sexta-feira (25). A data foi instituída em 1992, durante o 1º Encontro de Mulheres Negras da América Latina e do Caribe, realizado na República Dominicana, que teve representação de mulheres negras de mais de 70 países.

A data se tornou um marco internacional da luta e da resistência das mulheres negras, com o objetivo de tornar visíveis o racismo, a discriminação, o preconceito, a pobreza e os demais problemas que elas encaram.

Brasil

A sociedade brasileira foi marcada pelo modo de produção escravista colonial, onde a mão de obra era de escravos trazidos da África. A chegada das mulheres africanas marcou a formação social brasileira. Essas mulheres trouxeram tradições ancestrais que influenciaram a língua, os costumes, a alimentação, a medicina e a arte, além de introduzirem métodos agrícolas, vários produtos e valores coletivos no Brasil.


Voltar ao topo da página