Notícias

Estátua do Índio Arariboia é entregue no Clube Saldanha da Gama

Publicada em 23/07/2014, às 13h55 | Atualizada em 23/07/2014, às 16h35

Por Leo Vais, com edição de SEGOV/SUB-COM


Carlos Antolini
Estátua do Índio Arariboia restaurado
Estátua do Índio Arariboia foi entregue totalmente restaurada no Saldanha da Gama
Fernanda Belumat
Cerimônia de entrega da estátua restaurada do Índio Araribóia
Prefeito Luciano Rezende e crianças de três escolas da rede municipal tiram o pano que cobria a estátua e entregam o monumento restaurado

Com céu azul e a alegria das crianças das escolas municipais de Vitória, foi entregue na manhã desta quarta-feira (23), no Clube Saldanha da Gama, a estátua restaurada do Índio Arariboia, monumento de grande valor histórico para a capital capixaba.

O prefeito Luciano Rezende participou da solenidade e destacou a importância de manter a história da cidade e a cultura de seu povo através da preservação dos seus monumentos. "Todas as esculturas da cidade de Vitória têm uma história. O Índio Arariboia, assim como a Domingas, que é uma estátua também importante da cidade, é um dos monumentos mais identificados com a população".

Os pequenos alunos de três escolas da rede municipal puderam conhecer mais sobre a importância do Índio Araribóia através de um jogral, além de aprender, de forma divertida, a cultura indígena, na contação da lenda "Tahina-can".

As histórias foram apresentadas pelas contadoras Marta Samor, Tiana Magalhães e Sandra Freitas, do grupo Chão de Letras, que surgiu a partir das oficinas realizadas pelo projeto Viagem pela Literatura, da Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim.

Reforma

A estátua em bronze estava em estado de conservação regular, com pichações no pedestal de granito, sem os arcos e a flecha, e necessitava de restauro em função dos atos de vandalismo. O responsável pela obra foi o escultor Jânio Leonardelli. A peça foi transferida da praça Américo Poli Monjardim, na avenida Beira-Mar, para as dependências do Saldanha da Gama, com o objetivo de preservar a obra.

"Temos feito um grande esforço no sentido de preservar a memória coletiva de Vitória, restaurando monumentos e trabalhando para colocar a arte e a história no cotidiano dos moradores. A entrega dessa estátua restaurada no pátio do Saldanha da Gama, com todo o peso histórico do local e a beleza do entorno, é mais um passo nesse sentido", afirmou a secretária municipal de Cultura, Ana Laura Nahas.

Para quem quiser ver a estátua de perto, o Saldanha fica aberto ao público de segunda a sexta-feira. das 9 às 17 horas.

Figura

De autoria do escultor italiano Carlo Crepaz (1919 - 1992), a estátua de bronze do Arariboia retrata a figura de um índio guerreiro. Ela foi criada no início da década de 50, sob encomenda do governador Jones dos Santos Neves, em tamanho natural assentado de tanga sobre pedestal de granito cinza, apontando seu arco e flecha para a baía de Vitória.


Voltar ao topo da página