Notícias

Motoristas agora podem abastecer carro nos postos e jogar lixo nos Ecopostos

Publicada em 22/07/2014, às 15h34

Por Nelly Blanco (nebsilvaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semse
Ecoposto posto de combustíveis
Equipe entregou Ecoposto em posto de combustíveis da avenida Dante Michelini

A partir de agora, é possível ir abastecer o carro em um posto de combustíveis e ainda contribuir para a preservação do meio ambiente. O primeiro estabelecimento a receber um Ecoposto foi o Navegantes, na avenida Dante Michelini, em Jardim da Penha, nesta terça-feira (22). Trata-se de um ponto de entrega voluntária (PEV) para materiais passíveis de reciclagem.

O convênio entre a Prefeitura de Vitória e o Sindipostos foi firmado em janeiro de 2014, com a finalidade de mobilizar ambas as partes no aproveitamento dos resíduos sólidos recicláveis que são descartados em ecopostos públicos.

"Iniciar essa história por aqui é uma honra, e espero que seja um incentivo para outros postos entrarem nessa parceria. Hoje, tudo é válido para trazer melhorias para o meio ambiente e diminuir a poluição. Aqui, fica mais fácil fazer o descarte de material reciclável: basta dar a seta, entrar, parar o carro e descartar os resíduos no Ecoposto", afirmou o sócio-proprietário do posto Navegantes, Carlos Calmon Junior.

"Passam cerca de mil carros pelo posto diariamente. É uma oportunidade a mais para que eles preservem o meio ambiente e também ajudem na geração de renda para as famílias dos catadores", contou o gerente operacional do posto, Wilson Bispo.

Coleta

Leane Barros
Material Reciclável Ascamare
Lixo coletado nos Ecopostos serão destinados às associações de catadores de materiais recicláveis

"Nosso objetivo é dar visibilidade à coleta seletiva. Após estudos de viabilidade, estamos inaugurando o primeiro Ecoposto em um posto de gasolina, já que estudos mostraram que a maioria dos cidadãos usa o carro para fazer o descarte nos Ecopostos. A iniciativa foi elogiada pelo Ministério Público", explicou o gerente de Recebimento, Beneficiamento e Destinação, Marcos Marinho Delmaestro.

"É importante reforçar a ideia de ajuda às famílias dos catadores de lixo reciclável. Esse convênio fortalece as ações de conscientização da população, já que um dos requisitos dos postos de gasolina é ter uma boa localização. Então, oferecemos mais uma comodidade para os cidadãos. O posto é um local seguro, iluminado e fácil de parar para descartar o lixo seco. Sempre orientaremos os funcionários dos postos para que possam ajudar no processo de descarte", afirmou o presidente do Sindipostos, Nebelto Garcia.

"Mais uma vez, a Secretaria Municipal de Serviços (Semse) dá um passo importante para ajudar na coleta seletiva da cidade. Firmar esse convênio trará segurança para que mais postos possam aderir à ideia. Pois, pela visibilidade, facilidade e localização estratégica que o posto de combustível proporciona, ele se torna um ponto de descarte importante", destacou o secretário de Serviços, Alex Mariano.

Instalação

A instalação dos Ecopostos será feita de forma gradativa, conforme cronograma da Semse. Os materiais coletados serão destinados à Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Vitória (Ascamare) e Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis da Ilha de Vitória (Amariv), gerando renda para os profissionais cadastrados nesses locais

Os postos que aderiram ao programa e aguardam a instalação dos Ecopostos são: Ouro Negro (Vila Rubim), Autosserviço Aeroporto (Bairro República), Posto Alvoredo (Horto), Posto Leitão (Leitão da Silva), Posto 2F (Jabour/Goiabeiras) e Mirante (Jardim Camburi).


Voltar ao topo da página