Notícias

Ação Cidade Limpa aborda passageiros no aeroporto para orientar sobre lixo

Publicada em 22/07/2014, às 14h53

Por Nelly Blanco (nebsilvaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Abordagem Aeroporto
Equipe abordou passageiros no aeroporto durante a Ação Cidade Limpa

O aeroporto de Vitória recebeu a Ação Cidade Limpa nesta terça-feira (22). A equipe de fiscalização fez 50 abordagens e flagrou duas situações de descarte irregular de lixo. A iniciativa foi aprovada pelas pessoas que passavam pelo local.

O representante comercial Lacyr Lucio Camargos Lisboas e a policial federal aposentada Margareth Couto Lisboa concordaram com a ação. "A iniciativa é boa. Mas, se a pessoa não vier com educação de casa, fica difícil", afirmou Margareth.

A auxiliar de serviços gerais no aeroporto Edna Maria Nascimento Blank também gostou da ação. "Acho uma boa iniciativa. Precisa de orientação porque tem gente que não tem noção. A gente limpa e eles (pessoas) já vão sujando. É muita falta de respeito. Aqui no aeroporto, há várias lixeiras. O pessoal joga sujeira no chão porque quer", desabafou.

"As pessoas passam sempre correndo pelo aeroporto, mas a ação foi muito importante para orientá-las aqui também. A gente acha que no aeroporto as pessoas têm mais consciência, mas nem sempre é assim", comentou o fiscal da Secretaria Municipal de Serviços (Semse) Ederson Luiz dos Santos.

O fiscal da Semse Antônio Alves da Silva conta que vale a pena. "Vale a pena orientar. É uma forma de conscientizar pessoas para termos uma cidade limpa".

Sensibilização

Promovida pela Gerência de Fiscalização da Semse, a Ação Cidade Limpa tem embasamento no que estabelece a lei municipal 5.086/2000 (Código de Limpeza Urbana de Vitória), nos seus artigos 43 e 44.

"O objetivo da Ação Cidade Limpa é sensibilizar os moradores de Vitória sobre a importância de um município limpo e organizado, onde todos reconheçam que cidade limpa não é a que mais se limpa, mas a que menos se suja. Com a proposta de uma parceria com os moradores, esperamos que os próprios munícipes sintam-se fiscais uns dos outros na rua, no bairro, cobrando uma postura diferente e civilizada de cada um", explicou o gerente de Fiscalização, Alex Pereira.

"As pessoas são abordadas e orientadas sobre a maneira correta de descartar os resíduos. Em caso de flagrante delito, o infrator terá que assinar o auto de infração (multa), mas pode recolher o que descartou de maneira incorreta. Em caso de recusa, o mesmo é conduzido à delegacia de polícia por descumprimento da lei e desacato às autoridades", afirmou o coordenador de Fiscalização, Chelston Amorim.

 "Mais uma vez, a Semse age em prol da sensibilização da população em relação à educação ambiental e ao compromisso com a cidadania. O cidadão tem que ter consciência de que não deve jogar lixo nas vias públicas. Fazemos ações educativas e, quando necessário, partimos para a ação coercitiva", contou o secretário de Serviços, Alex Mariano.

Saldo

O projeto, iniciado no dia 6 de maio, já fez 795 abordagens educativas e flagrou 118 episódios de descarte irregular de lixo. Dos flagrantes, já foram aplicadas nove multas, nos bairros Maria Ortiz, República, Praia do Canto, Maruípe e Goiabeiras.

Os bairros que já receberam a ação são: Centro, Praia do Canto, Enseada do Suá, Mata da Praia, Barro Vermelho, Bairro República, Santa Lúcia, Jardim Camburi, Jardim da Penha, Goiabeiras, Maria Ortiz, Antônio Honório, Ilha de Santa Maria, Ilha de Monte Belo, São Pedro, São Cristóvão e Tabuazeiro.


Voltar ao topo da página