Notícias

Alunos de Cmei criam seu próprio pomar e jardim sensorial em Santa Luzia

Publicada em 22/07/2014, às 14h30

Por Carmem Tristão, com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Janaína Zambelli


Divulgação Seme
Pomar Cmei Santa Luzia
Crianças do Cmei Zélia Vianna de Aguiar mostram resultado de plantio de sementes no pomar da unidade

Como desenvolver o comprometimento das crianças com os cuidados com o ambiente, sensibilizando e conscientizando sobre uma alimentação saudável, despertando para a pesquisa científica a partir da observação minuciosa e, ainda, ensinar os valores da paciência, da cordialidade e ternura?

O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Zélia Vianna de Aguiar, em Santa Luzia, encontrou uma resposta simples para uma pergunta tão complexa: criou o projeto "Eu Cuido da Natureza e ela Cuida de Mim". Cerca de 150 crianças se reuniram para criar o pomar e o jardim sensorial da unidade de ensino, que hoje já tem acerola, coqueiro, bananeira, jabuticaba, romã, mexerica, goiaba, mamão, cana-de-açúcar, graviola, cajá, jamelão, carambola, pitanga e ameixa.

"O contato com a terra no preparo dos canteiros, regar, tirar matinhos, espantar formigas com o uso da borra de café, o exercício da paciência e perseverança até que a natureza surpreenda com a transformação de pequenas sementes em flores e frutos viçosos e coloridos. Essas vivências transformam pequenos espaços da escola em cantos de muita beleza e aprendizado. E os alunos ainda aprendem sobre alimentação saudável, já que têm a oportunidade de conhecer melhor os alimentos e experimentá-los", disse a professora e idealizadora do projeto, Maria Nery.

"Cuidar do ambiente desperta nas crianças o olhar de cientista, sensível, e de pesquisa. Elas manuseiam a lupa e observam com muita apuração cada detalhe do desenvolvimento da planta e a influência dos fatores externos, como o sol e a chuva. Mais do que isso, desperta o cuidado consigo e com o próximo. A gente explica que plantinha é vida e precisa de cuidado e carinho, como os seres humanos. É emocionante vê-los conversando com as plantas, acariciando-as e replicando esses gestos na sala de aula e junto à família", contou a pedagoga Maria Augusta Veronez Ribeiro.

Jardim sensorial

Divulgação Seme
Pomar Cmei Santa Luzia
Pequenos manuseiam as plantas e cuidam do jardim sensorial no projeto "Eu Cuido da Natureza e ela Cuida de Mim"

A partir de reflexões em sala de aula de obras como a poesia "Receita de Criação", de Cecília Meireles, e a música "Pomar", do grupo Palavra Cantada, os alunos de cinco anos aprenderam a desenvolver as percepções sensoriais. Esse foi o ponto de partida para a criação do "Jardim Sensorial", que teve envolvimento intenso das crianças no plantio de ervas medicinais, como boldo do chile, capim limão, cavalinha, erva cidreira, manjericão, menta, cana de macaco, arnica, hortelã, hortelã pimenta, orégano, alecrim, cebolinha, arruda, saião, lavanda.

No local, foram exploradas as sensações do tato, ao conhecer as texturas das plantas, a audição, ao identificar o som dos repuxos d’água, a visão, ao perceber as cores exuberantes das folhas e flores e, ainda, o olfato, ao sentir os aromas das plantas e diferenciar umas das outras.

"A importância desse projeto é enorme, uma vez que as visitas ao pomar e ao jardim sensorial proporcionam novas descobertas a cada dia. Podemos observar e pesquisar os aspectos que compõem esses espaços a exemplo de terra, sol, chuva, ervas daninhas, insetos, crescimento das plantas, das flores e dos frutos cultivados pelos alunos", ressaltou Maria Nery.


Voltar ao topo da página