Notícias

Encontro do Ministério da Saúde articula ações contra acidentes de trânsito

Publicada em 22/07/2014, às 11h47 | Atualizada em 22/07/2014, às 11h50

Por Angela Angius, com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Sinal de Trânsito
Projeto Vida no Trânsito visa implementar ações para reduzir o número de acidentes

Boa parte dos acidentes de trânsito poderia ser evitada com ações preventivas ao volante. Para fazer esse alerta, a consultora do Ministério da Saúde e coordenadora do Projeto Vida no Trânsito de Curitiba (PR), Vera Lídia Alves de Oliveira, vem a Vitória para contextualizar a implantação do programa na capital. 

O encontro, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), acontecerá nestas quinta (24) e sexta-feiras (25), estando previstas reuniões técnicas com a subcomissão de gestão e análise dos acidentes graves e fatais e com a comissão gestora intersetorial do Projeto Vida no Trânsito.

O programa foi implantado em Vitória no mês de maio com o intuito de implementar as boas práticas para a segurança no trânsito da capital. O objetivo é a redução de acidentes, com foco nos fatores de risco de ordem comportamental, no atendimento às vítimas e no aperfeiçoamento dos sistemas de informações.

Mariana Garcia
Lançamento do projeto Vida no Trânsito no auditório da Prefeitura de Vitória
Projeto Vida no Trânsito foi implantado em Vitória em maio deste ano

Em Curitiba, o Vida no Trânsito foi lançado em 2010 e apresenta dois grupos de risco, considerando o perfil de mortalidade no trânsito do município: o pedestre e o motociclista. De acordo com Vera Lídia Alves de Oliveira, os acidentes de trânsito são as principais causas de morte e internação em Curitiba, gerando um custo muito alto para o setor de saúde.

Segundo ela, os acidentes poderiam ser evitados com mais atenção dos motoristas e pedestres. "Estamos trabalhando para reverter esse quadro e buscar uma qualidade de vida melhor. Precisamos reduzir os acidentes para termos uma mobilidade segura nas cidades", completou.

Participam do Projeto Vida no Trânsito, além da Semus, as secretarias municipais de Gestão Estratégia (Seges), Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) e a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).

Programação

Encontro do Projeto Vida no Trânsito

Quinta (24): às 9 horas, na Semus; às 14 horas, no Detran;

Sexta (25): às 9 horas, na sala de reuniões da Seges, no Palácio Municipal; às 14 horas, no Detran.


Voltar ao topo da página