Notícias

Adolescentes lotam palestra em busca de informações sobre mercado de trabalho

Publicada em 22/07/2014, às 11h31 | Atualizada em 22/07/2014, às 11h42

Por Fabrício Faustini (fafaustinieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semttre
Palestra sobre mercado de trabalho para adolescentes
Adolescentes lotaram o auditório da Casa do Cidadão para receber informações sobre empreendedorismo e mercado de trabalho

Cerca de 40 adolescentes de várias comunidades da capital participaram da palestra "Orientação ao Mercado de Trabalho", no auditório da Casa do Cidadão, em Itararé, na manhã desta segunda-feira (21). Na oportunidade, os jovens receberam noções sobre comportamento durante entrevistas de emprego, conheceram detalhes sobre a Lei da Aprendizagem e aprenderam mais sobre relacionamento interpessoal, trabalho em equipe e imagem pessoal.

Segundo a chefe de Equipe de Encaminhamento de Estagiários e Aprendizes da Secretaria de Turismo, Trabalho e Renda de Vitória (Semttre), Ana Paula Soares, a grande presença dos adolescentes demonstra a necessidade de informações e a vontade de buscar uma ocupação que complemente os estudos.

De acordo com a gestora, a Coordenação de Apoio ao Jovem Trabalhador (CAJT), ligada à Semttre, busca inserir jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade social na formalidade com orientação. "Desejamos que os jovens se capacitem e tenham mais possibilidade num mercado cada vez mais competitivo e em busca de talentos", afirmou.

Empreendedor

Houve ainda a palestra do gerente do Centro de Apoio ao Empreendedor, Robson Brandão Neves, que destacou em sua fala a importância dos adolescentes como agentes empreendedores nas organizações.

"Quanto mais cedo compreenderem a necessidade de empreender e transformar, melhor saberão criar e inovar no momento adequado e quando a melhor oportunidade surgir", disse Neves.

Cadastro

O Programa Adolescente Aprendiz faz parte das ações da Semttre, em parceria com a Gerência de Encaminhamento ao Mercado (GEM) do Sine de Vitória.

O cadastro dos adolescentes é realizado todos os dias, nos Telecentros da capital, das 8 às 17 horas. No ato da inscrição, o adolescente deve apresentar Carteira de Trabalho, Carteira de Identidade, CPF, comprovantes de residência e declaração escolar. 


Voltar ao topo da página