Notícias

Programa Cidades Sustentáveis: Vitória participa de curso de gestão sustentável

Publicada em 21/07/2014, às 17h59

Por Alan Rodrigues Costa (akrcostaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Yuri Barichivich
Gabinete Itinerante - Maruípe
Gabinete Itinerante é uma das ações da gestão compartilhada da administração municipal

Vitória reafirmou seu compromisso com a sustentabilidade e com as práticas adequadas de gestão e desenvolvimento. O município foi um dos participantes do curso de Gestão Pública Sustentável, do Programa Cidades Sustentáveis, que aconteceu em Colatina, no norte do Estado, nos últimos dias 17 e 18 de julho.

O objetivo da formação foi auxiliar os gestores públicos e técnicos das cidades integrantes do programa a colocar em prática a agenda de sustentabilidade prevista pelo Cidades Sustentáveis, baseada em 12 eixos, que abordam governança, bens naturais comuns, equidade, justiça social e cultura de paz, gestão local para a sustentabilidade e consumo responsável, entre outros.

"Todo o planejamento de gestão aqui de Vitória foi apoiado nos compromissos do programa. Nós o construímos tendo como diretrizes os eixos do PCS, desde os programas de governo até as práticas diárias, como o modelo de gestão compartilhada", revela Anna Claudia Aquino, assessora técnica da Secretaria de Gestão Estratégica. A capital capixaba foi a primeira cidade do Espírito Santo a aderir ao programa.

Protocolo

O encontro de profissionais também foi palco para a assinatura de um Protocolo de Intenções pela Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes). O documento prevê uma série de ações em prol do desenvolvimento sustentável das cidades brasileiras. O documento detalha que a parceria visa "promover a difusão e divulgação do Programa Cidades Sustentáveis junto aos prefeitos e lideranças governamentais e partidos políticos", entre outros objetivos.

Plataforma

Os compromissos que norteiam o Programa Cidades Sustentáveis se baseiam em 12 eixos distintos, postos em prática através de uma plataforma de intenções comum a todo o programa: considerar a participação da comunidade local na tomada de decisões, a economia urbana preservando os recursos naturais, a equidade social, o correto ordenamento do território, a mobilidade urbana, o clima mundial e a conservação da biodiversidade, entre outros aspectos relevantes.


Voltar ao topo da página