Notícias

Agentes de trânsito treinam autocontrole com técnicas de meditação

Publicada em 21/07/2014, às 15h37

Por Vinícius Yungtay, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semsu
Agentes de trânsito mosteiro
Agentes fizeram treinamento de autocontrole e meditação no mosteiro de Ibiraçu
Divulgação Semsu
Agentes de trânsito mosteiro
Curso permitiu que os servidores trabalhassem a parte espiritual para encarar a rotina de trabalho

Trinta agentes de trânsito da Guarda Civil Municipal participaram de um treinamento de autocontrole e meditação na última sexta-feira (18). As aulas foram ministradas pelo monge Daiju Bitti, responsável pelo Mosteiro Zen Budista de Ibiraçu.

O treinamento ocorreu nas instalações do mosteiro e contou também com oficinas de preservação ambiental, relaxamento e prática da "Não ação", que consiste em capacitar o indivíduo a interpretar os momentos de adversidade, evitar reações agressivas e a tomada de decisões precipitadas.

As oficinas fizeram parte do último módulo do curso da Matriz Curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), servindo para o aprimoramento das relações interpessoais entre os agentes e os motoristas e moradores da cidade.

Os guardas municipais que participaram do treinamento já estavam há quatro meses no curso, que é obrigatório a todos os agentes e possui 420 horas-aula de conhecimentos teóricos e práticos. De acordo com o coordenador de Ensino e Formação da Guarda Municipal, Bruno Medeiros, os exercícios de meditação foram fundamentais para a volta dos agentes às atividades de organização e fiscalização de trânsito.

"Esse treinamento oportuniza ao agente trabalhar o seu autoconhecimento, sua parte espiritual. Durante todo o curso da Senasp, os guardas receberam muita carga teórica de legislação, mas é importante também desenvolver o controle emocional necessário para as mediações de conflitos vividas no cotidiano", explicou o coordenador.

Curso

O curso da Matriz Curricular da Senasp tem como objetivo proporcionar mais qualidade ao trabalho dos agentes, capacitando-os dentro da metodologia e da visão integrada das políticas de segurança.

O curso contempla, entre outros tópicos de relevância, conhecimentos sobre ética, direitos humanos e cidadania, noções básicas de primeiros socorros, violência na escola, doméstica e de gênero, uso progressivo da força e manuseio de equipamentos não letais.


Voltar ao topo da página