Notícias

Da Ilha de Monte Belo à pré-história: projeto leva alunos à era das cavernas

Publicada em 21/07/2014, às 16h38

Por Carmem Tristão, com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Janaína Zambelli


Divulgação Seme
Alunos pré-história
Divulgação Seme
Alunos pré-história

Viajar é sair do lugar, vivenciar novas experiências, visitar lugares desconhecidos, conhecer outras culturas. Mas, e no tempo? É possível viajar no tempo? O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Rubem Braga, na Ilha de Monte Belo, provou que sim, ao criar salas ambientadas na era primitiva como parte do projeto "Uma viagem para a Pré-História". Foi assim que os alunos de 4 e 5 anos receberam as primeiras lições sobre a origem do planeta Terra.

As salas foram decoradas com maquetes de vulcão, desenhos de dinossauros, reprodução de pinturas rupestres, folhagens e outros itens que lembram os primórdios da nossa existência, com o objetivo de favorecer as linguagens múltiplas.

Num primeiro momento, os alunos conheceram a Teoria do Big Bang e os primeiros seres que habitaram o planeta. Durante as aulas, foram abordadas as curiosidades e características do homem pré-histórico, evidenciando as diferentes formas de viver, descobertas e costumes desse importante personagem de nossa história.

"Os fatos que envolvem a origem da Terra e os seres que aqui habitavam atraem a atenção da garotada. Partindo desse pressuposto, realizamos um trabalho de pesquisa e experiências científicas sobre os cataclismos, a exemplo de erupções vulcânicas, terremotos, passando pelo surgimento dos primeiros seres vivos, os grandes dinossauros, até o aparecimento do homem das cavernas. A ideia era descobrir como aconteceram as grandes invenções da humanidade e como o processo histórico influencia o nosso cotidiano", ressaltou a pedagoga e idealizadora do projeto, Flavia Maioli.

Interesse

O interesse demonstrado pela turminha foi tão grande que os alunos também quiseram contribuir com as pesquisas das professoras e ficaram encantados ao constatarem que a história só pôde ser retratada e documentada a partir de estudos paleontológicos e descobertas de fósseis.

"Além das pesquisas e oficinas dentro das salas de aula, o projeto contou com o envolvimento também das famílias dos alunos. Foi muito bom receber a colaboração de todos e perceber o empenho de pais, mães e parentes em participar da vida escolar da criança", completou Flávia.

Divulgação Seme
Alunos pré-história
Divulgação Seme
Alunos pré-história

Voltar ao topo da página