Notícias

Mucane recebe mostra de filmes sobre a história da cultura negra

Publicada em 21/07/2014, às 15h52

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi


Imagem internet
Orfeu Negro
"Orfeu Negro", que é uma adaptação da história grega de Orfeu e Eurídice para as favelas brasileiras, é um dos filmes da Mostra do Mucane
Imagem internet
Madame Satã
Madame Satã é outro filme que irá retratar a história e a importância da cultura negra

Com o objetivo de dar maior visibilidade à influência da cultura negra na sociedade e ampliar o discurso do papel dessa comunidade na arte, o Museu Capixaba do Negro (Mucane) realiza a 1ª Cinegro – Mostra de Cinema do Mucane, que acontece nestas terça (22), quinta (24), 29 e 31 de julho, sempre a partir das 19 horas.

Segundo Chico Aníbal, professor de teatro do Mucane e responsável pela escolha dos filmes do evento, a mostra surgiu como uma extensão das atividades da oficina de interpretação que ele desenvolveu no espaço. "A ideia surgiu da necessidade de exibir alguns filmes do cinema brasileiro para os alunos da oficina de teatro que eu ministrei no primeiro semestre no Mucane, visando à interpretação dos atores, mas se ampliou para uma mostra de filmes, que, de alguma forma, perpassasse pela temática do negro", explicou.

Filmes

Serão exibidos quatro filmes que contam um pouco da história da cultura negra e discutem o papel do negro na indústria cultural. "Procurei escolher filmes de diferentes épocas de produção e com linguagens cinematográficas diferenciadas", afirmou Aníbal.

Os filmes da mostra são: o documentário "A negação do Brasil", que fala da questão do ator negro na teledramaturgia brasileira nos últimos 50 anos; "Orfeu Negro", adaptação da história grega de Orfeu e Eurídice para as favelas brasileiras; "Madame Satã", que fala do malandro homossexual que virou uma lenda no Rio de Janeiro no início do século XX; e a animação franco/belga "Kiriku e a Feiticeira", que conta a curiosa história de uma lenda africana.

Debate

Para Chico Aníbal, a mostra é a possibilidade de criar um diálogo de várias manifestações artísticas, como o teatro, a literatura e o próprio cinema, com o trabalho do negro dentro do mercado cultural, mostrando a importância e influência da raça na cultura brasileira.

Ele acredita que ações como essa são uma oportunidade de levantar questões tão importantes para a sociedade, usando a sétima arte como veículo para o debate. "O cinema é uma arte muito popular e uma ação como essa pode ajudar no fomento da discussão das artes".

Veja a programação.

Serviço

1º Cinegro – Mostra de Cinema do Mucane

Quando: 22, 24, 29 e 31 de julho, sempre a partir das 19 horas

Local: Museu Capixaba do Negro (Mucane) - avenida República, 121, Centro

Telefone: (27) 3222-4560

Entrada franca


Voltar ao topo da página