Notícias

Postos de combustíveis recebem pontos de coleta de materiais recicláveis

Publicada em 21/07/2014, às 14h39

Por Nelly Blanco (nebsilvaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Elizabeth Nader
Usuário deposita material plástico no posto de coleta seletiva na Regional 6
Motoristas agora contarão com postos de entrega voluntária de resíduos nos postos de combustíveis

Os postos de combustíveis de Vitória vão ganhar Ecopostos. O primeiro estabelecimento a receber esse equipamento, voltado para a entrega voluntária de materiais passíveis de reciclagem, será o Auto Posto Miramar, na avenida Dante Michelini, em Jardim da Penha. A inauguração será nesta terça (22), às 10 horas.

A instalação dos Ecopostos será feita de forma gradativa, conforme cronograma da Secretaria Municipal de Serviços (Semse). Os materiais coletados serão destinados à Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Vitória (Ascamare) e Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis da Ilha de Vitória (Amariv), gerando renda para os profissionais cadastrados nesses locais.

"No intuito de aumentar a coleta seletiva na cidade, foi firmado em janeiro de 2014 um convênio entre a Prefeitura de Vitória e o Sindipostos com a finalidade de mobilizar ambas as partes no aproveitamento dos resíduos sólidos passíveis de reciclagem em ecopostos acessíveis aos cidadãos. Após estudos de viabilidade, estamos inaugurando o primeiro ecoposto em posto de gasolina", contou o gerente de Recebimento, Beneficiamento e Destinação, Marcos Marinho Delmaestro.

Descarte

"Fizemos estudos e vimos que os munícipes que utilizam os Postos de Entrega Voluntária (PEV) chegam de automóveis para fazer o descarte. Assim, pela visibilidade, facilidade e localização estratégica que o posto de combustível proporciona, ele se torna um ponto de descarte importante", explicou o secretário municipal de Serviços, Alex Mariano.

Postos

Os postos que aderiram ao programa e aguardam a instalação dos Ecopostos são: Ouro Negro (Vila Rubim), Autosserviço Aeroporto (Bairro República), Posto Alvoredo (Horto), Posto Leitão (Leitão da Silva), Posto 2F (Jabour/Goiabeiras) e Mirante (Jardim Camburi).

Coleta

A coleta seletiva é um sistema de recolhimento de materiais recicláveis previamente separados em seu local de origem. A metodologia adotada é a separação dos resíduos em "lixo seco" e "lixo úmido":

  • Lixo seco ou materiais recicláveis: papéis, plásticos, metais e vidro. O lixo seco deverá ser depositado nos 666 ecopostos distribuídos pela cidade. Ele é coletado semanalmente pelo caminhão da coleta seletiva e destinado às associações de catadores.
  • Lixo úmido: resíduos de alimentos e dos sanitários.

Voltar ao topo da página