Notícias

Prefeito assina protocolo de intenções para desenvolver o judô em Vitória

Publicada em 20/07/2014, às 20h00 | Atualizada em 20/07/2014, às 23h10

Por Janete Carvalho, com edição de Matheus Thebaldi


Yuri Barichivich
Judo - Desafio com Cuba
Yuri Barichivich
Judo - Desafio com Cuba

Uma tarde animada e com muito barulho da torcida. Assim foi no ginásio do Centro Esportivo Tancredão, que sediou neste domingo (20) o Desafio Internacional de Judô entre as Seleções Femininas de Cuba e Brasil. O movimento começou às 11 horas, com entrada franca. A torcida contou com a força de 880 estudantes de várias escolas da rede municipal de ensino, que lotaram as arquibancadas para torcer pelas judocas brasileiras. 

Na ocasião, o prefeito Luciano Rezende assinou um protocolo de intenções para o desenvolvimento do judô em Vitória, numa parceria entre a Prefeitura, a Confederação Brasileira de Judô (CBJ) a Federação de Judô do Espírito Santo e as secretarias municipais de Esportes e Lazer (Semesp) e Educação (Seme). 

O prefeito destacou que é objetivo da atual administração inserir Vitória na agenda internacional e esse evento atende a essa expectativa.

 “Tivemos aqui, na Copa do Mundo, duas seleções que saíram encantadas: Austrália e Camarões. E, segundo a delegação australiana, a cidade que mais saiu no noticiário de televisão daquele país foi Vitória e isso é muito importante pra gente. E hoje, este evento de Judô transmitido ao vivo pela TV para vários países do mundo mostrou o Brasil e Cuba, que são duas escolas mundiais importantes de Judô, com as melhores atletas olímpicas", disse Luciano.

Centro de lutas

Pelo protocolo de intenções,  a Prefeitura de Vitória pretende qualificar o Centro de Lutas (administrado pela Semesp, situado na Vila Rubim) e aumentar o número de vagas para crianças da rede municipal aprenderem judô. Além dessa possibilidade, existe a chance de fazer contato de atletas e treinadores de alto nível. 

A estudante do 5º ano Fabrícia da Silva Oliveira, 10 anos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Irmã Jacinta, do Romão, ficou muito interessada em aprender judô. "Nunca tinha visto esse esporte de perto. Gostei e fiquei com vontade de aprender. Viemos para torcer pelo Brasil e a turma toda está muito animada", disse ela.  

O adolescente Vinícius Ribeiro dos Santos, 13, estudante do 7º ano da Emef Padre Anchieta, de Jucutuquara, disse que achou muito interessante a luta das judocas e também gostaria de estudar judô para aprender um esporte. 

Equipes

As disputas duraram cerca de uma hora. Confira os nomes das atletas que participaram. 

Equipe brasileira: Raquel Silva (52kg), Manoella Costa (57kg), Erika Ferreira (63kg), Nádia Merli (70kg) e Claudirene Cezar (+78kg)

Equipe cubana: Gretter Díaz (52kg), Anayli Hernandez (57kg), Mailin Caevajal (63kg), Olga Ramirez (70kg) e Gusmari Savigne (+78kg)

Yuri Barichivich
Judo - Desafio com Cuba
Yuri Barichivich
Judo - Desafio com Cuba

Voltar ao topo da página