Notícias

Portal da Transparência: prefeito premia trabalho executado pela Controladoria

Publicada em 18/07/2014, às 17h08

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM

Com a colaboração de Tarcísio Costa


Yuri Barichivich
Premio Controladoria
Prefeito Luciano Rezende recebeu equipe da Controladoria Geral do Município em forma de reconhecimento pelo Portal da Transparência
Yuri Barichivich
Premio Controladoria
Prefeito entrega troféu ao secretário Luís Fernando Mendonça Alves

Na tarde desta quinta-feira (17), a equipe da Controladoria Geral do Município (CGM) recebeu das mãos do prefeito Luciano Rezende um troféu em reconhecimento à elaboração do Portal da Transparência. No último mês de maio, um levantamento apontou que Vitória é a segunda capital mais transparente do país.

O Índice de Transparência 2014 atribuiu ao Portal da Transparência da capital capixaba a nota 7,61, atrás apenas de Recife (PE), que levou 8,70. O índice, que está na terceira edição e avalia os portais dos governos e das capitais, leva em consideração três grandes temas para avaliação: conteúdo, série histórica e frequência de atualização e usabilidade. A ideia é que qualquer cidadão, entendendo ou não de contas públicas, possa encontrar as informações desejadas nos portais dos seus governos.

"A transparência, hoje, tem relação direta com a eficiência na prestação de serviços. Quanto mais transparente é o governo, mais chances ele tem de prestar serviço de melhor qualidade. Ser transparente é um compromisso que nós assumimos com a população durante o período de gestão, e estou muito feliz de estarmos conseguindo ficar em segundo lugar no país", disse o prefeito Luciano Rezende.

Portal

No portal, estão reunidas as informações referentes à execução orçamentária (receitas e despesas), funcionalismo, contas públicas, contratos, convênios, desapropriações, Plano Plurianual (PPA), além de informações sobre a administração indireta - Companhia de Desenvolvimento de Vitória (CDV) e Instituto de Previdência do Município de Vitória (Ipamv).

No novo Portal da Transparência, as despesas são exibidas de forma mais detalhada, em seis categorias: “secretaria”, “função de governo”, “favorecido”, “programa”, “ação” e por “categoria econômica”.

"Esse troféu é um reconhecimento do prefeito Luciano Rezende pelo empenho na concepção e implantação do novo Portal da Transparência, que possibilitou a conquista do segundo lugar no ranking nacional", disse o secretário da Controladoria Geral do Município, Luís Fernando Mendonça Alves, que completou: "Com esse cubo de água, o prefeito idealizou um símbolo para marcar o agradecimento. Nada é mais transparente que a água".


Voltar ao topo da página