Notícias

Vigilância Sanitária tem capacitação para identificar riscos à população

Publicada em 21/07/2014, às 08h00

Por Angela Angius, com edição de Matheus Thebaldi


Arquivo PMV
Vigilância Sanitária - Fiscalização Peixarias
Vigilância Sanitária faz fiscalizações rotineiras para identificar riscos à saúde da população

A Escola Técnica e Formação Profissional de Saúde (Etsus-Vitória) iniciará nesta segunda-feira (21) uma capacitação para 80 profissionais da área técnica da Vigilância Sanitária (Visa). O objetivo é o aprimoramento dos conhecimentos técnicos e científicos dos servidores, de forma a qualificá-los para a promoção e a proteção da saúde da população capixaba.

O curso, que será realizado em duas turmas, terá 104 horas presenciais e abordará temas como: "Organização e gestão"; "processos administrativos"; "fiscalização na área de serviço de saúde e de medicamentos e produtos de interesse à saúde"; "plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos"; e "fiscalização na área de alimentos".

A diretora da Etsus, Regina Célia Diniz Werner, explica que a proposta do curso foi construída no entendimento da complexidade de práticas e recursos que são requeridos do profissional da Vigilância Sanitária. "É necessário que esses profissionais estejam preparados para identificar riscos sanitários e potenciais danos à saúde da população, bem como saber agir de forma interdisciplinar e intersetorial na proteção e promoção da saúde".

A capacitação acontecerá até o mês de novembro, com quatro horas de aula por dia. A primeira turma iniciará nesta segunda-feira (21) e a outra turma terá início no próximo dia 28.


Voltar ao topo da página