Notícias

Veículos abandonados há mais de 15 dias nas ruas serão removidos pela Prefeitura

Publicada em 16/07/2014, às 13h00 | Atualizada em 16/07/2014, às 18h11

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Jaldecy Pereira


André Sobral
Carros Abandonados
Carros abandonados nas vias públicas serão removidos e encaminhados para um pátio

O problema de carros abandonados nas vias públicas da capital está com os dias contados. Isso porque os veículos com sinais evidentes de abandono ou impossibilidade de se deslocar com segurança estacionados no mesmo lugar por mais de 15 dias serão removidos pela Prefeitura de Vitória e encaminhados para um pátio de depósito.

Os carros que estiverem parados no mesmo local por mais de 30 dias também serão retirados. Antes da remoção, no entanto, os proprietários serão notificados, por meio de correspondência, para retirar o carro da via no prazo de dois dias. Se o dono do veículo não for localizado, a notificação será feita através de edital.

O veículo permanecerá no pátio até a sua restituição ao proprietário, o que somente acontecerá após o pagamento de multas e despesas de remoção e estadia. Caso o proprietário não busque ou identifique o carro dentro de 60 dias, ele virará sucata. Se a procura não acontecer no prazo de 90 dias, o veículo vai a leilão.

Regularização

André Sobral
Carros Abandonados
Proprietários dos veículos serão notificados para retirar os veículos das ruas

A norma visa evitar que carros virem depósitos de lixo e água parada, dificultam a livre circulação de pedestres e comprometam o trânsito. O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, destacou a importância dessa regularização.

"A questão dos carros abandonados nos espaços urbanos de Vitória é um problema relativamente recente. Isso tem relação com o custo do automóvel, que foi ficando mais baixo, e, a partir de um determinado ponto, conforme o estrago de um automóvel – ou o atraso que ele tem em documentação ou multas –, regularizar a sua situação é muito mais caro do que o próprio valor do carro. Infelizmente, muitas pessoas deixam esses bens em área pública, criando um ambiente de insegurança e risco de doenças para a própria população. O projeto de lei vem atualizar essa situação, fazendo com que esses carros abandonados sejam removidos mais rapidamente e leiloados em caso de não procura", explicou o prefeito.

Veículos

A norma vale para os seguintes veículos: automotor, elétrico, de propulsão humana, de tração animal, reboque, semi-reboque, sucatas e carcaças. O projeto de lei foi encaminhado para a Câmara de Vereadores para ser votado em regime de urgência.


Voltar ao topo da página