Notícias

Site contemplado com Lei Rubem Braga resgata história de monumentos capixabas

Publicada em 27/05/2014, às 16h49

Por Bartolomeu de Freitas, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semc
Site Monumentos Capixabas
Site traz bustos e estátuas que estão espalhados por Vitória e outras cidades capixabas

Já pensou encontrar no mesmo lugar fotografias e textos que contam a história dos monumentos capixabas, seus autores, características, informações técnicas e a história das personalidades homenageadas nas esculturas? Isso será possível no site www.monumentoscapixabas.com.br, que entra no ar nesta sexta-feira (30).

O site integra o projeto "Monumentos Capixabas", que prevê também a edição de livro e vídeo com entrevistas e depoimentos sobre o acervo de estátuas e bustos de Vitória. O projeto é idealizado e coordenado pelo jornalista Mário Luiz Fosse e tem como objetivo tornar acessível ao público o conhecimento e a história dos monumentos espalhados por ruas e praças das cidades.

O projeto foi contemplado pela Lei Rubem Braga, que é um instrumento de incentivo à produção cultural da Secretaria Municipal de Cultura (Semc).

Atualização

Segundo Mário Fosse, uma das principais ações é a criação, manutenção e atualização constante do site, que vai disponibilizar informações sobre monumentos de Vitória e dos demais municípios do Espírito Santo. "Atualmente, há pouca informação disponível sobre os monumentos capixabas. Então, a ideia é levar esse conhecimento às pessoas e também criar um novo referencial de pesquisa sobre o assunto", disse Mário, que complementou:

"Essa ação também contribuirá com a preservação dos monumentos à medida que "sendo mais conhecidos, as pessoas entenderão que eles não estão ali por acaso, têm significados para a cidade e o Estado".


Voltar ao topo da página