Notícias

Ação de controle de ratos vai abranger todos os bairros da capital

Publicada em 24/04/2014, às 15h58 | Atualizada em 24/04/2014, às 15h58

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Desratização nos quiosques e proximidades da Curva da Jurema
Agentes de combate a endemias vão aplicar o raticida em bueiros e bocas-de-lobo

A Prefeitura de Vitória inicia, a partir desta sexta-feira (25), uma grande ação de desratização em todos os bairros da capital para controle de ratos em áreas públicas. Das 7 às 13 horas, serão feitas aplicações de raticida em bueiros, bocas-de-lobo, avenidas, ruas, becos, escadarias e praças.

A primeira etapa da ação continuará no sábado (26). Posteriormente, serão feitas novas aplicações do raticida nos dias 9 e 10 de maio.

De acordo com o Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), o raticida é aplicado dentro das tocas identificadas, que são os locais onde esses roedores vivem. Cerca de 180 agentes de combate a endemias participarão da ação.

Cuidados

O CVSA também realiza atendimento às solicitações dos cidadãos para controle de roedores pelo Fala Vitória 156. Entretanto, indica alguns cuidados que podem contribuir para a redução do número de ratos e de outras pragas urbanas:

  • Acondicionar o lixo em recipientes e locais adequados, de preferência protegidos da chuva e elevados, para evitar acesso de animais;
  • Dispor o lixo na rua somente uma hora antes da passagem do caminhão e em local adequado;
  • Manter residências, quintais e terrenos baldios limpos, evitando acumular entulho ou materiais inservíveis;
  • Recolher alimentos, restos de ração e água dos animais domésticos durante a noite;
  • Eliminar, cobrir ou telar recipientes que acumulam água;
  • Limpar semanalmente recipientes e estruturas que podem conter água, como por exemplo bebedouros de animais domésticos.
Leptospirose

A urina dos ratos possui uma bactéria chamada leptospira, que causa uma doença infecciosa chamada leptospirose. A urina do animal fica na terra, esgotos, bueiros e, em situações de alagamentos e enchentes, mistura-se à água e pode infectar o indivíduo através do contato com essa água.

A leptospirose é uma doença grave e pode matar. Por isso, se necessário, ao entrar em contato com água de enchente, o cidadão deve se proteger com botas de borracha.


Voltar ao topo da página