Notícias

Moradores de Jardim da Penha e bairros vizinhos vão discutir saneamento básico

Publicada em 23/04/2014, às 14h13 | Atualizada em 23/04/2014, às 14h13

Por Marcus Monteiro (mmonteiroeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Ilustração Semob
Plano Municipal de Saneamento Básico
Plano Municipal de Saneamento Básico busca oferecer melhores condições de vida aos moradores da capital

Os moradores dos bairros Jardim da Penha, Pontal de Camburi, Mata da Praia, República e Morada de Camburi terão a oportunidade de conhecer o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), que está sendo desenvolvido pela Prefeitura de Vitória, e apresentar sugestões.

O encontro acontece nesta quarta-feira (23), a partir das 18h30, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Eber Louzada Zippinotti, localizada na rua Natalina Daher Vervloet, 560, em Jardim da Penha.

O PSMB faz o diagnóstico do saneamento do município e apresenta ações estruturais e não estruturais para os quatro itens que o compõem: água, esgoto, drenagem e resíduos sólidos. Em seguida, essas ações são hierarquizadas de acordo com os recursos a serem investidos pelo município a curto, médio e longo prazos.

Participação popular

Nesta primeira fase de diagnóstico, a participação popular é fundamental para o êxito do trabalho. A reunião desta quarta (23) tem como objetivo permitir que o morador informe aos técnicos da administração municipal onde os problemas ocorrem e qual a dimensão de cada um deles. Os dados coletados com a população são somados às informações já disponíveis.

Exigência

O Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) é exigência das leis federais nº 11.445/2007 e nº 12.305/2010, que atribuem o saneamento aos municípios e determinam o planejamento do PMSB às prefeituras.

A legislação cita que todos os municípios devem atendê-las com o PMSB elaborado e o contrato de concessão firmado com a concessionária de serviços de saneamento, sob pena de não conseguirem mais recurso federal para a execução de ações voltadas ao saneamento.

Nesta quinta (24), é a vez dos moradores dos bairros Aeroporto, Jabour, Maria Ortiz, Solon Borges, Segurança do Lar, Antônio Honório, Boa Vista e Goiabeiras participarem da reunião, às 18h30, na Emef Marechal Mascarenhas de Moraes, na avenida Jerônimo Vervloet, 560, no bairro Maria Ortiz.


Voltar ao topo da página