Notícias

Agência de Treinamento Municipal está com 180 vagas abertas em quatro áreas

Publicada em 17/04/2014, às 11h33 | Atualizada em 22/04/2014, às 11h58

Por Fabrício Faustini (fafaustinieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Elizabeth Nader
Oficina Motivacional Corte Costura - CRAS Inhanguetá
Moradores podem fazer curso de costura na Agência de Treinamento Municipal (ATM)

A Secretaria Municipal de Turismo, Trabalho e Renda (Semttre) está com 180 vagas abertas para costureiro (220 horas), modelista (230 horas), confeccionador de bolsas (180 horas) e almoxarife (180 vagas). A oferta é feita em parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec).

As inscrições já podem ser feitas na Agência Municipal do Trabalhador (AMT), na rua 7 de Setembro, praça Ubaldo Ramalhete, no Centro Histórico, enquanto houver vagas. O horário de atendimento é das 9 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. O telefone para informações é 3132-5313.

O início dos cursos marca a reabertura das atividades da Agência de Treinamento Municipal (ATM) realizadas no Sambão do Povo. As primeiras aulas acontecerão nos dias 12 e 19 de maio no espaço ATM, bloco B do Sambão, na avenida Dário Lourenço de Souza, em Mário Cypreste. Informações sobre o horário, o início das inscrições e a localização podem ser obtidas aqui.

A Agência de Treinamento Municipal (ATM) funciona numa parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes)/Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e já qualificou 315 pessoas desde agosto de 2013, quando o espaço no Sambão foi inaugurado. A ATM funcionará por oito anos.

Carnaval

A partir de junho deste ano, deverão ser qualificadas pessoas nos cursos de aderecista, escultura para Carnaval e auxiliar administrativo. A expectativa da Prefeitura é qualificar 900 pessoas até o final do ano. A ATM tem como parceira a Liga das Escolas de Samba do Espírito Santo (Lieses), que contribui para mobilização, divulgação e encaminhamento dos interessados para inscrições nos cursos de qualificação.

Segundo o subsecretário de Turismo, Trabalho e Renda de Vitória, Michel Rossi Moscon, o objetivo principal é promover cursos que possibilitem a profissionalização dos trabalhadores e das comunidades envolvidas no Carnaval.

"Desta forma, criam-se oportunidades de geração de renda considerando a importância e o crescimento do Carnaval no município, além de atender demandas direcionadas à indústria e à área de tecnologia. A ação é inovadora em todo o país", destacou o gestor.

Carga horária

De acordo com a gerente de Qualificação do Trabalhador, Fabiana Santos de Oliveira, a formação profissional é realizada pelo Senai, sem custo para o município, dentro das ações do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec/MDS), coordenado pelo MEC.

Ela explica que os cursos são direcionados para os munícipes cadastrados no Cadastro Único da Assistência Social, encaminhados pelos Centros de Referência de Assistência Social. "É direcionado para o público em geral e moradores da região de Vitória. A carga horária é extensa e os instrutores são especializados, o que favorece bastante as oportunidades", destacou Fabiana.


Voltar ao topo da página