Notícias

Pessoas em situação de rua recebem cuidados com a saúde em abrigo do Jabour

Publicada em 16/04/2014, às 17h18

Por Simone Kobe, com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Ação de Prevenção e Promoção da Saúde
Usuários do Abrigo para Pessoas em Situação de Rua de Jabour foram vacinados contra Hepatite e outras doenças
André Sobral
Ação de Prevenção e Promoção da Saúde
Informações sobre a saúde dos usuários daquele espaço foram coletadas por profissionais de saúde

Os 40 usuários do Abrigo para Pessoas em Situação de Rua de Jabour tiveram uma tarde diferente nesta quarta-feira (16). É que as secretarias municipais de Assistência Social (Semas) e Saúde (Semus) se uniram para promover atividades de saúde e lazer no local, com muita descontração e alegria.

Houve ginástica dançante, orientações de higiene bucal - com distribuição de kits de higiene e escovação supervisionada -, aferição de pressão e glicemia capilar, coleta de sangue para detecção de Hepatite B, HIV, PSA e VDRL, vacinação antitetânica e Hepatite B, além de oficina de artesanato, café com música, palestras sobre alimentação saudável e higiene pessoal.

A usuária Neuza Oliveira da Silva, de 38 anos, que está no abrigo há 10 meses, além de cuidar da saúde, divertiu-se com o artesanato. "Essa é a primeira vez que acontece isso aqui. Quando a gente precisa, é só ir à unidade de saúde, mas, quando eles vêm aqui, é especial".

Já o usuário Djalma Geraldo Rangel, de 43 anos, que está no abrigo há seis meses, apesar de aprovar o evento, reclamou um pouco de ter que tomar a vacina. "Eu sei que é pela saúde, mas essa agulhada dói muito. Mas daqui a pouco vai ter um lanche e vai ficar bom", disse, sorrindo.

A Unidade de Saúde do Jabour disponibilizou profissionais de Odontologia e Enfermagem, psicólogos, farmacêuticos, nutricionista e professores do Serviço de Orientação ao Exercício (SOE).

O diretor da US Jabour, Manoel Coutinho, explicou que uma avaliação prévia apontou a necessidade de promoção de ações intersetoriais. "Essa é uma forma eficiente de ofertar o cuidado integral, intensificando o acolhimento dessas pessoas, por meio da valorização dos sujeitos e responsabilização compartilhada, para superar os desafios que limitam a intervenção".

Espaço

O Abrigo para Pessoas em Situação de Rua é um espaço de moradia provisória para adultos em situação de rua que são encaminhados pela abordagem e pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social para População de Rua (Centro Pop). Além do acolhimento, o principal objetivo do abrigo é a ressocialização familiar e comunitária dos usuários, resgatando sua autonomia como cidadão.

Matéria relacionada

Programa "Onde Anda Você?" já acolheu quase 500 pessoas em situação de rua


Voltar ao topo da página