Notícias

Prefeitura notifica 44 lojas de Vitória para evitar descarte irregular de pneus

Publicada em 22/04/2014, às 14h00 | Atualizada em 23/04/2014, às 10h06

Por Nelly Blanco (nebsilvaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Elizabeth Nader
Curso de Mecânico
Pneus devem ser devolvidos à loja onde foram comprados quando eles se tornam inservíveis

A equipe de fiscalização da Secretaria Municipal de Serviços (Semse) realizou o cadastramento de todos os 44 estabelecimentos do segmento de pneumáticos de Vitória, como borracharias, lojas, revendedoras e distribuidoras de pneus. A ação começou no dia 20 de março.

"Foram cadastrados 27 grandes geradores de pneus na cidade e 17 pequenos geradores. Todos os estabelecimentos foram visitados e notificados a fazer o descarte correto. Infelizmente, a grande maioria dos locais visitados ainda não está colocando em prática a política reversa", contou o coordenador de Fiscalização, Chelston Amorim.

Com isso, a fiscalização nesses locais será intensificada. "Esse tipo de descarte traz grandes consequências. São questões ambientais, pois um pneu leva de 100 a 400 anos para se decompor, e de saúde, pois pneus acumulam água e podem se tornar um depósito propício para a reprodução do mosquito da dengue. Outro problema é que eles são feitos de material altamente combustível, oferecendo grande risco de incêndio", explicou o gerente de Fiscalização, Alex Pereira.

Cada estabelecimento do setor foi orientado a não despejar os pneus em vias públicas, terrenos baldios ou até mesmo nas Estações Bota-Fora, pois devem retornar à fábrica, de acordo com a política reversa.

"A orientação foi muito interessante. Com a visita, a Prefeitura de Vitória pode ver as lojas que têm realmente estrutura para que os pneus fiquem guardados com cobertura à espera do recolhimento de forma correta", comentou o gerente de uma das lojas visitadas, Evaldo Gallo Pereira.

Política reversa

Quando você compra um pneu em uma loja, no preço já está embutido o custo de destinação do material quando ele se torna inservível, ou seja, quando ele não tem mais serventia.

"O certo é entregar os pneus que não servem mais na loja onde foram comprados e ela dar o destino a eles, pois isso está pago no ato da compra. Mas a Secretaria de Serviços está conversando com o Ministério Público, por meio do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (Caoa), para que todos sejam responsabilizados", contou o gerente de Recebimento, Beneficiamento e Destinação, Marcos Marinho Delmaestro.

"A política reversa está prevista na lei federal 12.305/2010, que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Todos os estabelecimentos, borracharias, lojas, revendedores e distribuidores do setor de pneus precisam se responsabilizar. Já notificamos os comércios para que se adequem, mas, se eles não se adequarem, serão autuados. Nosso intuito é acabar com a prática de descarte irregular de pneus", ressaltou o secretário municipal de Serviços, Alex Mariano.


Voltar ao topo da página