Notícias

Comitê de Gestão e Inovação de Vitória se reúne e discute ações para a cidade

Publicada em 16/04/2014, às 13h17

Por Alan Rodrigues Costa (akrcostaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Diego Alves
Planegamento Estrategico
Reunião do Comitê de Gestão e Inovação de Vitória aconteceu no auditório do Palácio Municipal
Diego Alves
Planegamento Estrategico - Luciano
Prefeito Luciano Rezende destacou que a participação de todos na gestão traz resultados significativos para a cidade

A cidade de Vitória hoje é destaque no cenário da gestão pública nacional, um reflexo, em grande parte, do árduo trabalho executado pela atual administração municipal. Os bons resultados e as ações exitosas desses primeiros quase dois anos de governo foram justamente o pano de fundo para a 4ª reunião do Comitê de Gestão e Inovação de Vitória.

O encontro, que aconteceu na manhã desta quarta-feira (16) no auditório do Palácio Municipal, contou com a participação do prefeito Luciano Rezende, da secretária municipal de Gestão Estratégica, Lenise Loureiro, do coordenador do Comitê, o engenheiro José Armando de Figueiredo Campos, e do consultor da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) Jorge Werthein.

Unidos em torno da promoção e do desenvolvimento da cidade a partir de pensamentos e ações unilaterais, os participantes interagiram a todo momento com o público, formado por cidadãos e servidores municipais, abrindo espaço para observações, questionamentos e sugestões quanto aos temas abordados.

"Que todas as reuniões sejam como esta, com a participação massiva de todos, cidadãos e servidores, pois, quanto mais pessoas conhecerem de perto a gestão, melhores serão os resultados obtidos e mais fácil será o trabalho da máquina pública", afirmou o prefeito.

Projetos

O prefeito destacou projetos-chave da atual gestão, como a Fábrica de Ideias (antiga Fábrica do Trabalho), a Mobilidade Urbana, o programa Vitória Alfabetizada e também o Onde Anda Você?, que já acolheu quase 500 pessoas em situação de rua na capital e caminha para ser um modelo para outras cidades.

Esses e outros programas são ligados ao Escritório de Projetos da Secretaria de Gestão Estratégica (Seges) e são o ponto de partida que norteia as ações da Prefeitura. "Estamos também finalizando o desenvolvimento de uma ferramenta que vai nos permitir acompanhar e monitorar todos os projetos e programas de governo, mensurando resultados e apontando diretrizes a serem seguidas", revelou a secretária da pasta, Lenise Loureiro.

Cenário

Mesmo sem essa ferramenta, que em pouco tempo estará em funcionamento, os integrantes do Comitê afirmam que já é possível observar algumas mudanças no cenário sociocultural da cidade, como disse o coordenador do comitê, José Armando Campos.

"A mobilidade urbana, através dos corredores para ônibus e ciclovias, e o grande número de ciclistas nas ruas, mostra que a cidade está no caminho certo, e, se a compararmos com outras capitais, vemos o enorme potencial de Vitória para tratar deste e outros temas", afirmou ele.

A segurança pública e a violência entre os jovens - uma preocupação constante do governo -, também foram abordados no encontro. Em sua fala, o consultor da Unesco Jorge Werthein destacou o papel do poder público como articulador de políticas de inserção e de promoção da juventude.

"Criar e implantar mecanismos de interação com os jovens é fundamental para torná-los cidadãos participativos e promotores naturais da cidadania, e Vitória detém todo esse potencial", afirmou Werthein.

Comitê

Instituído pela Lei Municipal 8.417/2013, o Comitê de Gestão e Inovação de Vitória tem caráter consultivo e se reúne periodicamente para propor recomendações, intervenções e soluções para o atual prefeito colocar em prática.

Além disso, tem o papel de contribuir para os processos decisórios de temas institucionais, trazendo novas experiências aplicadas em outras cidades. O grupo é composto por 10 representantes da sociedade civil com liderança reconhecida, com um mandato de dois anos, sem remuneração.

Diego Alves
Planegamento Estrategico - Lenise
Secretária Lenise Loureiro anunciou que está sendo criada ferramenta que vai permitir acompanhar e monitorar todos os projetos e programas de governo
Diego Alves
Planegamento Estrategico - Jorge
Consultor da Unesco Jorge Werthein destacou o papel do poder público como articulador de políticas de inserção e de promoção da juventude

Voltar ao topo da página