Notícias

Dia Nacional do Chorinho é celebrado com sarau, dança e teatro no Centro

Publicada em 17/04/2014, às 08h00 | Atualizada em 23/04/2014, às 11h30

Por Bartolomeu de Freitas, com edição de Matheus Thebaldi


Sérgio Cardoso
Grupo de Choro H2O
Trechos do choro brasileiro serão apresentados no sarau da rua Sete
Sandro Medeiros Gomes (Shan)
Sarau na Biblioteca
Primeira edição do "Sarau na Biblioteca" foi realizada em novembro último, na Fafi, tendo "Cartola" como tema

O Dia Nacional do Chorinho, comemorado nesta quarta-feira (23), será celebrado com o sarau lítero-musical "Uma homenagem ao chorinho brasileiro", na rua Sete, no Centro, em frente ao bar Bimbo, a partir das 18h30, com entrada gratuita. Haverá apresentações musicais, performances teatrais e de dança, além de exibição de vídeos.

As apresentações musicais ficarão por conta do Grupo de Choro e Samba da Fafi, coordenado por Evandro Marendaz. O grupo é composto pelos músicos Deivid Leal, Rubens Lyra, Daiana Farias, Thiago Pessanha e Alberto Freitas. No repertório, obras de Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Ademilde Fonseca, Valdyr de Azevedo, Paulinho da Viola, entre outros.

O ator Raphael Stein apresenta o sarau com performances de sambista (chorão), narrando e interpretando trechos do choro brasileiro, como as músicas "Urubu Malandro", "Vem Mulher", "Naquela Mesa", "As rosas não falam", "Retalhos de Cetim", "Madalena", "Eu sei que vou te amar", "Fascinação" e "Trem das Onze". Também haverá a apresentação do grupo de dança, sob a coordenação da professora Susan Calmon, com a música "Brasileirinho".

O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Cultura (Semc), através da Biblioteca Municipal "Adelpho Poli Monjardim" e da Escola Técnica de Teatro, Dança e Música Fafi.

Valorização

"Essa iniciativa em conjunto, além de valorizar esse estilo musical, o nosso chorinho brasileiro, também promove espaço para os nossos talentos musicais, do teatro e da dança exercitarem seu aprendizado junto ao público", disse a secretária municipal de Cultura em exercício, Andreia Carvalho.

A primeira edição do "Sarau na Biblioteca" foi realizada em novembro último, na Fafi, tendo "Cartola" como tema. "Esse evento visa levar conhecimento literário e musical ao público e comunidade local, usufruindo, assim, de melodias que nos remetem ao tempo dos bondes e de uma Vitória vestida de terno, chapéu e gravata", explica a bibliotecária Regiannie Rosindo Barros. Ela coordena o sarau juntamente com o bibliotecário Adelson Ferreira da Penha.

Homenagem

No encerramento do evento, será feita uma homenagem ao secretário municipal de Cultura, Alexandre Lima, que está afastado do cargo em tratamento de saúde. Entusiasta desse projeto, Alexandre é também faz aniversário no dia 23.

Na homenagem, será exibido vídeo da primeira edição do sarau, com Alexandre cantando e sambando com integrantes da escola de samba Imperatriz do Forte. Também nesta quarta (23), um show especial vai reunir vários artistas no Ilha Shows, a partir das 21 horas, para arrecadar fundos para o tratamento de Alexandre Lima. 

Serviço

Sarau Lítero-Musical “Uma homenagem ao chorinho brasileiro”

Onde: rua Sete de Setembro, em frente ao Bar Bimbo, no Centro

Quando: quarta-feira (23), a partir das 18h30

Entrada gratuita


Voltar ao topo da página