Notícias

Carros fumacê circulam em mais de 20 bairros para eliminar pernilongos

Publicada em 11/04/2014, às 18h07 | Atualizada em 11/04/2014, às 18h08

Por Simone Kobe, com edição de Matheus Thebaldi


André Luiz Silva Sobral
Equipamentos de Combate a Dengue
Carros fumacê vão circular pelas vias da capital durante a madrugada para eliminar os pernilongos

O mosquito comum ou pernilongo, como é popularmente chamado o inseto do gênero Culex, apesar de não transmitir nenhum tipo de doença, tem uma picada dolorida e produz um barulho que incomoda os moradores.

Para combatê-lo, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), realiza diversas ações de tratamento dos focos nas vias públicas de Vitória, além de utilizar, quando necessário, o tratamento espacial de inseticida, que é popularmente conhecido como "fumacê".

O cronograma de abril vai contemplar 23 bairros até o dia 21, já começando na madrugada deste domingo (13), nos bairros Pontal de Camburi, Mata da Praia, República e Jardim da Penha. Veja o cronograma.

O "fumacê" é um carro que pulveriza um inseticida e mata os insetos adultos enquanto estão voando. Mas o mosquito Culex tem hábitos específicos e voa durante a madrugada. Para que a aplicação seja eficaz e cumpra o seu objetivo, a Prefeitura de Vitória realiza a aplicação do inseticida nos horários entre as 3 e 6 horas.

O mosquito se reproduz em criadouros com água parada e, apesar das ações de combate realizadas pela Semus, a participação da população na vistoria de suas residências é indispensável para o sucesso da operação.

A Semus está monitorando e mapeando a presença, tanto das espécies Culex quanto do Aedes Aegypti, em todas todas as regiões da cidade. Mais informações podem ser obtidas através dos canais de comunicação com a população: Fala Vitória 156 e e-mail scmosquitos@.correio1.vitoria.es.gov.br.


Voltar ao topo da página