Notícias

Contagem regressiva para a reabertura da Casa Porto de Artes Plásticas

Publicada em 11/04/2014, às 07h00

Por Tati Wuo, com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Artistas na Casa Porto
Artistas que farão exposições na Casa Porto visitaram o espaço, que será reaberto no dia 8 de maio

Importante espaço para a cultura em Vitória e no Estado, a Casa Porto de Artes Plásticas reabrirá no dia 8 de maio com exposição e atividades voltadas para a arte. A data de reabertura foi adiada por conta dos feriados.

Instalada em um prédio histórico de 1903, a Casa Porto promoverá e sediará exposições de artistas locais e nacionais, como a de reabertura, "Casa Porto: dos Salões à Bienal do Mar", que vai contar com obras premiadas de 11 artistas, como Fabrício Coradello, Irineu Ribeiro, Jean R., Juliana Morgado, Júlio Tigre, Anníbal e Branca, Júlio Schmidt, Piatan Lube, Lourival Cuquinha Batista, Maruzza Valdetaro e Sérgio Câmara.

Responsável pelos reparos no acervo e pela montagem da exposição, o artista plástico Júlio Schmidt, que também participa da mostra com obras de sua autoria - "Atum sólido ao natural em água e sal", "Sardinhas em molho de tomate" e "Sardinhas em óleo comestível" -, adianta que, na reabertura, o público poderá conferir a ilustração de um momento da história artística do espaço.

"Vamos mostrar o que foram os Salões do Mar em uma releitura dessa história. Como cidadão, eu acho que o Estado precisa de locais como esse, em que se tenha esse olhar de conservação e manutenção de acervo", disse Júlio.

O artista plástico Irineu Ribeiro, de Linhares, que recriará sua instalação "Elo – Mixta" - uma corda gigante inspirada no dia a dia no mar -, fica feliz em participar. "É muito bom participar, poder mostrar a minha arte neste espaço importante. Minha obra buscou inspiração no mar, a partir da minha experiência como marinheiro. Espero que as pessoas gostem", adianta Irineu.

Restauração

Elizabeth Nader
Casa Porto reformada
Instalada em um prédio histórico de 1903, a Casa Porto de Artes Plásticas passou por restauração e ampliação

A Casa Porto, recentemente, passou por restauração e ampliação. Durante o processo, pinturas parietais originais foram encontradas e serão destaque na reinauguração do local. As fachadas e a cobertura foram também restauradas, retornando à sua forma original.

Após a reabertura, a Casa Porto terá todo o seu primeiro andar voltado para oficinas e acervo técnico. Já o segundo andar receberá exposições. Ao lado do prédio, foram construídos um anexo para a parte administrativa e uma nova estrutura: o Ateliê do Artista Residente.

Com um acervo de mais de 200 obras, ela vai sediar exposições de artistas locais e nacionais e eventos culturais. "É um importante espaço para a cultura da cidade e que será reaberto à população. A Casa Porto será um espaço eclético, que poderá receber diversas manifestações artísticas e promover, assim, a cultura local", afirma a secretária de Cultura em exercício, Andreia Carvalho.


Voltar ao topo da página