Notícias

Auto da Paixão de Cristo em Santo Antônio deve atrair 10 mil pessoas

Publicada em 10/04/2014, às 10h00 | Atualizada em 17/04/2014, às 16h22

Por Bartolomeu de Freitas, com edição de Matheus Thebaldi


Thalles Waichert
Auto da Paixão de Cristo em Santo Antônio
Basílica de Santo Antônio será palco do Auto da Paixão de Cristo no próximo dia 18

O Auto da Paixão de Cristo a ser encenado na escadaria da Basílica de Santo Antônio nesta Sexta-Feira da Paixão (18), a partir das 20 horas, chega à sua 19ª edição prometendo atrair um público de 10 mil pessoas.

A estimativa é da diretora geral do espetáculo, Márcia Gaudio, baseada nesse mesmo público que prestigiou o evento no ano passado. "Estamos muito animados, ensaiando todos os dias há um mês, e a impressão que temos é de que estamos fazendo um auto com mais tranquilidade, simples no sentido de fácil assimilação e com profissionalismo e beleza", comentou a diretora.

A mensagem deste ano dará ênfase ao tema da Campanha da Fraternidade, "Fraternidade e tráfico humano", e será trabalhada com uma coreografia na abertura. Também será enfocada, através de uma instalação teatral, a questão do alto índice de violência contra a mulher. A entrada é gratuita. O evento é contemplado pela Lei Rubem Braga. "Sem o apoio da Lei Rubem Braga, fica inviável realizarmos esse Auto da Paixão", reconhece Márcia Gaudio.

Equipe

O espetáculo será composto de 32 cenas, desde a abertura com a "Anunciação" até a "Ressurreição". Cerca de 150 pessoas estarão em cena, atuando como personagens principais ou compondo cenas com o povo, explica Márcia Gaudio.

O maestro Cláudio Modesto regerá o coral, formado por integrantes da comunidade e da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), com participação do músico Marcelo Trancoso. A cantora Denise Pontes interpretará a "Ave Maria" em ritmo popular, e Thiago Pessanha, a "Ave Maria" de Schumann. Haverá show pirotécnico e transmissão simultânea em três telões.

Entre os artistas que participam do Auto da Paixão, estão Markus Konká e Deia Carpanedo. Luiz Galvão interpreta Jesus pela 11ª vez, enquanto os irmãos Kyosky apresentarão um número circense. As coreografias são de Gil Mendes e a iluminação, de Overlan Marques, com produção de Míriam Gonçalves.

Programação

Marcos Salles
Auto da Paixão de Cristo em Santo Antônio
Escadaria da Basílica vira cenário da encenação das passagens de Jesus Cristo

Além do Auto de Santo Antônio, também acontece nesta sexta (18) o Auto da Paixão na Pedra da Cebola. Já o Auto da Paixão do Romão foi cancelado pelo realizador do evento.

"Esses Autos da Paixão são muito importantes, são manifestações religiosas tradicionais e envolvem muitos atores, montagem, tecnologia de produção, e atingem não só um conteúdo de grande dramaticidade, mas também um grande público que comunga das atividades", avalia o assessor técnico da Lei Rubem Braga, Orlando Bonfim.

Serviço

Auto da Paixão de Cristo de Santo Antônio

Onde: Escadaria da Basílica de Santo Antônio – bairro Santo Antônio

Quando: Sexta-Feira da Paixão (18), a partir das 20 horas

Entrada gratuita


Voltar ao topo da página