Notícias

Vítimas de violação dos direitos humanos podem fazer denúncias on-line

Publicada em 31/03/2014, às 14h11

Por Patrícia Arruda, com edição de Matheus Thebaldi


Rede Capixaba de Direitos Humanos
Rede Capixaba de Direitos Humanos
Pessoas podem acessar o portal da Rede Capixaba de Direitos Humanos para fazer denúncias de casos de violência à dignidade humana

A população de Vitória agora conta com mais um meio para denunciar casos de violência à dignidade humana. Trata-se da Rede Capixaba de Direitos Humanos (RCDH), que, por meio do portal www.rcdh.ufes.br, disponibiliza informações úteis sobre a temática, além de uma lista completa com os contatos das entidades e conselhos municipais, estaduais e nacionais do setor.

Para denunciar, basta clicar no link Denúncias Online. Não é obrigatória a identificação do nome da vítima, endereço ou nome do denunciado. No portal, o autor da denúncia preenche os campos obrigatórios e faz o relato, que é encaminhado automaticamente para o setor responsável.

Entre os tipos de violência à dignidade humana recebidos pelo portal, estão casos de abuso de autoridade, racismo, homofobia, tráfico de criança e adolescente, crimes virtuais, violência contra idosos, violência sexual, pedofilia, trabalho escravo, bullying, intolerância religiosa, trabalho infantil, xenofobia e violência contra mulheres.

Criado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em parceria com a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, a RCDH reúne uma gama de informações sobre os Direitos Humanos, assim como as possíveis violações e como proceder para sua apuração por meio do encaminhamento de denúncias.

A denúncia também pode ser feita via telefone. Para isso, o portal dispõe de uma relação completa com telefones e endereços dos órgãos, conselhos e entidades responsáveis para cada caso.


Voltar ao topo da página