Notícias

Ilha das Caieiras terá projeto de turismo voltado para o manguezal

Publicada em 18/08/2009, às 09h30

Por Walter Conde, com edição de Deyvison Longui


Carlos Antolini
pescador
A apresentação do projeto aos conselheiros Ecobases será feita no dia 26 de agosto, às 13h30, no Ginásio Jones dos Santos Neves

A comunidade de Ilha das Caieiras será convidada a participar do Projeto Ecobases, que prevê a implantação de uma política de desenvolvimento do turismo do manguezal, com objetivo de gerar renda para os moradores.

O anúncio foi feito pelo presidente da Companhia de Desenvolvimento de Vitória (CDV), Silvio Ramos, que preside o Conselho Municipal de Turismo (Comtur).

O primeiro passo para a implantação do Projeto Ecobases Ilha das Caieiras será no próximo dia 26, quando ocorrerá a 46ª reunião do Comtur.

O encontro acontecerá no auditório do Ginásio Jones Santos Neves, em Bento Ferreira, a partir das 13h30. Segundo Silvio Ramos, a Ilha das Caieiras conta atualmente com fluxo de 500 visitantes mensais.

"São pessoas que buscam a gastronomia típica e manifestação cultural tradicional das desfiadeiras de siri e do congo, além do componente paisagístico da Reserva do Lameirão e seu mangue", completou o presidente da CDV. A apresentação do projeto aos conselheiros será feita por Felipe Ramaldes, representante do Instituto Capixaba de Ecoturismo, entidade que desenvolveu os estudos.

Proposta

Elizabeth Nader
Desfiadeira de siri
A Ilha das Caieiras conta com fluxo de 500 visitantes mensais que buscam a gastronomia típica e manifestação cultural tradicional das desfiadeiras

A proposta conta com a parceria com a Secretaria de Estado do Turismo e com o Centro Cultural Ilha das Caieiras. Silvio Ramos acrescentou que o projeto tem como objetivo aproximar os moradores dos turistas e visitantes, por meio da oferta de passeios no mangue, dentro de roteiros atrativos.

O ecoturismo também contribuirá para proporcionar uma valorização da cultura pesqueira, além da preservação dos recursos naturais.

O passeio a ser oferecido aos turistas tem cunho educativo no mangue, podendo ser exercido por meio de uma cooperativa ou associação a ser criada pela comunidade.

O presidente do Comtur disse que a iniciativa privada também poderá participar do projeto, com oferta de serviços de translado e a venda de pacotes a ser feita pelas agências de turismo receptivo.

Pauta

A secretária executiva do Comtur, Alexsandra Zanotelli, informou que a 46ª reunião vai aprovar os critérios para a concessão anual do Prêmio Comtur. No ano passado, o primeiro homenageado foi o jornalista José Carlos Monjardim Cavalcante.

Além disso, os conselheiros irão assistir a uma apresentação do desenho animado da Turma da Vitória, "Iá. É a nossa Ilha!", a ser feita pela coordenadora do Projeto de Iniciação Escolar para o Turismo, Adriana Musso.


Voltar ao topo da página